Publicidade

Como passar um dia na praia + Ostia Antica em Roma


27/out/2013 | Anielle Casagrande | #

Cansou de andar, já visitou tudo que queria, ou simplesmente quer conhecer um outro lado de Roma e se refrescar? Eu indico um passeio pela praia. Isto mesmo! Existem diversas praias perto de Roma, mas vou indicar a que eu conheci e gostei muito. De quebra, se você desejar (eu te obrigo!) você conhecerá a Ostia Antica, um sítio arqueológico entre o mar e o rio Tibre. Fiz este roteiro em outubro de 2013 (cerca de 25 graus, outono) usando um bilhete para um dia de 6EUR. Para ir direto para praia também daria para usar um bilhete de 1,50EUR na ida e outro na volta!

Às 9h fui para a estação de metrô Piramide, onde subindo as escadas peguei o trem na estação Porta San Paolo. Basta seguir as placas na estação indicando “Roma-Lido” e você achará. A linha Roma-Lido começa neste local, então não tem erro!

Siga a linha amarela até a praia. Clique para ver o mapa completo.

A linha amarela vai até a praia. Clique para ver o mapa completo.

Em menos de meia hora, você estará na estação Ostia Antica. Desça, atravesse a ponte e siga as placas que indicam o sítio arqueológico de mesmo nome. Chegando lá, compre o ingresso (Roma Pass dá desconto) e um mapa e passe algumas horas passeando entre as ruínas incrivelmente preservadas de uma cidade inteira que provavelmente deu origem a Roma. Cada canto desta cidade é impressionante, algumas pessoas dizem que é mais emocionante que visitar Roma, inclusive. Neste local, não deixe de tomar um capuccino (com wifi grátis!) e visitar o museu. Outra atração é o castelo com entrada gratuita, que pode ser visto no caminho de volta para o trem.

latrina-publica-banheiros-roma-ostia

teatro-ostia-antica-roma

castelo-praia-roma-ostia

praia-roma-ostia-piso

Na estação entre no próximo trem com destino a C Colombo, descendo na segunda estação: Lido Centro. Lá, você pode usar diversos ônibus para se locomover, mas eu recomendo que você faça parte dos trajetos a pé, especialmente se for passar poucas horas, por ser muito legal andar nesta cidade. Outra dica: a poucos passos desta estação de trem, existe um Carrefour e um Burger King. Além disto, esta cidade é bem urbana e tem uma ótima infra estrutura, com lojinhas, restaurantes e tudo mais. Você pode comprar um bikini e um chinelo se decidir entrar no mar!

Caso você deseje passar muitas horas na beira da praia, escolha um local pago de acordo com suas necessidades e euros disponíveis. Em alguns você aluga cadeira e guarda-sol por ótimos preços, enquanto em outros você terá direito a toalhas, cabines etc. Se você quer apenas dar uma volta pela praia ou não quiser gastar muito, você pode optar pelas poucas praias gratuitas, onde qualquer pessoa pode circular e ainda oferecem ótima música e barzinhos! Claro que estará lotada se for em pleno verão, mas garanto que pode ser uma experiência agradável. wink

O que eu fiz: como de cara não achei acesso até o mar da praça principal, peguei o ônibus número cinco e desci na Faber Beach, que tem acesso direto à calçada. Outra opção muito mais prática e bonita seria seguir 10 minutos a pé pela rua principal Lungomare Paolo Toscanelli até lá.

Andei um pouco pela praia e sentei na areia, estava tocando apenas músicas que eu gosto e pude passar diversas horas lá. Depois percebi que na verdade estava muito próxima do centro da cidade (1km), onde estava tendo um grande evento, então andei na beira da praia até chegar a uma sorveteria (não perca o sorvete do Ristorante Salus, vem com uma ‘bola’ de creme!) e então segui pelo calçadão até a praça central (Piazza dei Ravennati). Lá existe um McDonalds, mas eu recomendo que você entre no restaurante americano Old Wild West: os pratos valem muito a pena e não são caros. Você pode continuar andando pelo centro, afinal a cidade é bem bonitinha e movimentada. Quando decidir voltar para casa, basta seguir para a estação de trem, que adivinhe, fica a apenas 12 minutos a pé desta praça. O trem de Lido Centro até San Paolo/Piramide leva exatos 30 minutos (sim, eu cronometrei!).

praia-roma-agito-festa-lido-ostia

praia-roma-gratis

praia-roma-limpa-gratis

praia-roma-sorvete-italiano-restaurante-americano

Confira todas as fotos no meu flickr

Post que escrevi sobre fiascos em Roma

#

Publicidade
^