Show de falcoaria na Espanha
22/mar/2017 | | #Espanha
Estive em Fuerteventura agora no começo do ano, que é uma ilha espanhola parte das Ilhas Canárias, do lado do Marrocos. Espero escrever toda uma série sobre essa viagem aos poucos. Hoje quero contar sobre o show de falcoaria que vimos lá, pois acreditem, eu sonhava em ver um show desses ao vivo fazia pelo menos sete anos.
O show que vimos foi no zoológico Oasis Park em Fuerteventura. Quando entra no parque você recebe um papel com as atrações do dia e horários, e é importante planejar o dia quanto antes de acordo com elas.
É muito interessante a forma como eles organizam o show de falcoaria. A plateia senta na arquibancada ou bancos, ambos ao redor de um gramado, onde ocorre maior parte do show. Dos dois lados, há torres muito altas, de onde são soltos alguns animais. Os outros animais são soltos de uma região atrás do parque, para onde são levadas de carro no início do show. É muito legal ver as aves vindo de longe, sobrevoando o local e pousando.
Eles também dão pequenas tarefas aos animais para mostrar para a plateia algumas de suas habilidades, como visão, velocidade, caça. Isso é feito com cordas no chão, petiscos nas duas torres e até petiscos jogados entre a plateia. Com isso é possível ver os animais de muito perto, pois eles passam a poucos centímetros dos seus pés. Durante o tempo todo os apresentadores explicam detalhes sobre cada espécie. É muito interessante!
Os animais usados no show do Oasis Park são abutres, corujas, águias e falcões. O nome que eles usam para a atração é “aves de rapina ao vivo”, justamente por não ter só falcoaria. Além dos animais na apresentação, ainda há outros que ficam no local para os visitantes verem de perto.
Um uso muito importante para a falcoaria, inclusive no Brasil, é para capturar aves como urubus e pombos em aeroportos, prevenindo acidentes aéreos! Existem muitos textos sobre isso, se quiser saber mais, recomendo este.