Os alemães e suas piscinas
02/jan/2015 | |
Os alemães são loucos por ar livre. Acho que isso acontece porque eles encaram um inverno muito rigoroso (estou aqui agora curtindo!) e em todas outras estações eles querem curtir ao máximo o sol. Há poucas horas de sol e muita escuridão. Então nos demais meses eles estão nos parques, nas montanhas, fazendo churrasco, nos zoológicos, nas lojas de rua, nos rios e lagos, nos Biergarten, enfim, em lugares abertos curtindo um ar fresco!
Quando chega o inverno o costume das piscinas continua. A diferença é que enquanto no verão eles frequentam na maioria das vezes piscinas ao ar-livre (cerca de 3,50 eur por dia), no inverno eles vão nas piscinas cobertas (cerca de 10-20 eur por três horas). Pode parecer estranho, mas mesmo na maior nevasca eles estarão lá. E mais estranho ainda é que todas essas piscinas têm uma área externa, que você acessa nadando. Lá fora a água é mais aquecida que no interior e é possível sentir um frio de arrepiar os cabelos e até sair da piscina e brincar na neve!
Além das atrações como piscinas com ondas, correntezas, banheiras, toboáguas e toboáguas de pneu, sempre tem um bar. Em algumas o bar é dentro da piscina, em outras é uma lanchonete ou restaurante com mesas e cadeiras. Se você reparar, a grande maioria das pessoas está comendo batatas fritas e tomando coca ou cerveja. Há ainda os alemães que levam de casa um pote cheio de legumes cortados. Mesmo no inverno há muitas opções de sorvetes e raspadinhas! O que eu acho mais legal nas piscinas cobertas é ficar sentada no bar na piscina tomando drinks (tirando a batida de coco, sério). Sobre as roupas, em geral as mulheres usam bikinis médios-grandes e maiôs. Também é possível ver uns malucos pelados no meio de todo mundo, trocando de roupa.
Existem vários tipos de piscina, assim como existem variados preços. Há piscinas mais chics com diversas opções de lazer como shows de laser, hidroginástica e até piscinas de sal e relaxamento, decoradas com pedras ametistas ou orquídeas naturais. Nenhuma pede exame médico algum, basta pagar, se trocar e entrar.
Para fechar, preciso avisar que em algumas piscinas é proibido fazer fotografias, sob risco de levar uma bronca em alemão. Acho isso justo, afinal assim as pessoas se sentem mais à vontade, mas claro que é chato para turistas e pessoas que querem registrar o passeio. Se decidir visitar uma delas confira antes os horários e preços no site. Sugiro que também confira os dias do nudismo para não levar nenhum susto! O nome em alemão é FKK (Freikörperkultur, cultura do corpo livre em tradução livre), fique atento.
Rheinstrandbad Rappenwört
Site oficial
Hermann-Schneider-Allee 54, 76189 Karlsruhe.
Rheinstrandbad Rappenwört é uma piscina aberta que fica na margem do Reno. Acho muito divertida e bonita, apesar de ser nitidamente mais simples e lotada que as duas abaixo. Funciona de maio a setembro apenas.
Miramar
Site oficial
Waidallee 100, 69469 Weinheim.
Esta é a piscina que mais indico seja no verão ou inverno.
Badewelt Sinsheim
Site oficial
Badewelt 1, 74889 Sinsheim.
Esta é minha segunda piscina favorita no inverno! Nela é totalmente proibido fotografar e foi lá que tomei aquela batida de coco terrível ano passado. Também fica nesta piscina a maior sauna do mundo!