Receita fácil de Tzatziki
18/jun/2014 | | #Grécia
Eu estava super ansiosa para postar esta receita, simplesmente porque é meu novo vício. Este molho/patê eu sempre comi na Alemanha, mas foi na Grécia que finalmente me apaixonei por ele. Sei que ele é servido às vezes fazendo parte do prato principal com pão ou carne, mas também comi algumas vezes como aperitivo.
Apesar de ser uma comida originada na Grécia, você pode comer diversas variações dela em outros países próximos, como Itália, Bulgária, Sérvia e Turquia. Na Grécia eles fazem com iogurte grego de leite de cabra, que é uma coisa do outro mundo. Nem tem como descrever, mas imaginem um iogurte mais firme que não tem nada a ver com o “grego” que vendem aqui no Brasil (provei todos e não recomendo nenhum). Sobre os temperos, percebi inúmeras variações dos ingredientes de cidade para cidade na Grécia. Em algumas eles sequer adicionavam o alho, enquanto em quase todas adicionavam o dill (endro).
A receita que vou explicar foi uma grega que me ensinou. Trata-se de uma receita simplificada mas que fica ótima e não tem como errar! A textura fica diferente da grega por causa do iogurte, mas o sabor é praticamente o mesmo.
Ingredientes
Meio pepino japonês, com metade da casca apenas (já usei o nacional e ficou bom também);
Um alho GRANDE bem picado;
Três potes de iogurte natural (pode ser desnatado!);
Três colheres de chá de dill (endro em português);
Azeite de oliva e sal a gosto.
Como fazer
Antes de tudo, se tiver tempo deixe seu iogurte escorrendo. Minha super dica é comprar um daqueles sacos de lavar roupas delicadas apenas para usar na cozinha e deixar o iogurte gotejando ali, preso à torneira da pia. Se você não tem um saquinho próprio pode usar um pano qualquer (até pano de prato), mas lembre que quanto mais fino melhor. Vire o iogurte e então faça uma trouxinha, prendendo com um nó na torneira da pia. O ideal é deixar gotejando por meia hora, mas se você quiser pode usar o iogurte direto do potinho sem escorrer. O gosto não muda, mas o molho ficará mais aguado.
Enquanto o iogurte goteja, rale o pepino no ralo grosso e então lembre que escorrer toda água para então pôr em uma tigela. Se você quiser, pode deixar uns minutos sobre uma peneira e você verá quanta água ele solta!
Adicione os demais ingredientes e mexa bem. Coloque sal e azeite a gosto, sempre provando. Não esqueça de manter na geladeira até a hora de comer!
Dicas
Se não encontrar dill (endro) ou mesmo se quiser variar, pode usar cebolinha, hortelã ou salsinha. Vá pondo aos poucos e experimentando. Outra opção seria adicionar meio limão além dos temperos! Me conte como ficou.
Experimente levar este patê em um churrasco!
—
Post sobre comidas gregas com fotos, nomes em português, inglês e grego.