Dans la maison
Isto é muito raro, estar tão perto de seus personagens.
-Por quê você escreve o passado no presente? -É meu jeito de continuar dentro da casa.
Frustrado de tanto corrigir trabalhos medíocres, um professor de literatura francesa é surpreendido por uma redação especial. Enquanto alguns alunos relatam seus fins de semana entediantes ou vazios, um aluno se destaca ao escrever de forma surpreendente sobre sua ida à casa de um colega, com uma narrativa cativante e singular.
Este filme é um prato cheio para quem gosta de criação literária, roteiro e narrativa. Trata-se de uma incrível metalinguagem. O professor extasiado vai guiando o aluno, ensinando e ao mesmo tempo alimentando sua curiosidade. Aos poucos vai descobrindo mais e mais sobre o que o garoto tem para contar, já que a cada semana ele traz um novo capítulo sobre tudo que passa quando visita seu colega de classe. A princípio o menino tem curiosidade de entrar na casa e saber mais sobre o convívio da família, que aparenta ser perfeitamente harmoniosa e equilibrava. Como será estar entre eles?
Outro destaque neste filme são as personagens femininas. Tanto a mulher do professor quanto a mãe do colega são peças-chave nesta narrativa. A mulher do professor acaba por ficar curiosa assim como ele, envolvendo-se por igual na trama. Já a mãe, chamada no filme de “mulher de classe média”, representa um esteriótipo da mulher que vive pela família e guarda para si todos seus planos e sonhos. Ao mesmo tempo, é uma mulher muito bonita e elegante, que não deixou de ser vaidosa apesar dos anos.
Até que ponto os textos do aluno são reais? É possível não se envolver com esta história?
Nome: Dans la maison / Dentro da casa (IMDB | Trailer)
Gênero: Mistério / Suspense. Duração: 105 min.
País: França. Lançamento: 2012.
Direção:François Ozon / Juan Mayorga (peça) & François Ozon (filme)
Roteiro: François Ozon / Juan Mayorga (peça) & François Ozon (filme)
Elenco: Fabrice Luchini, Ernst Umhauer, Kristin Scott Thomas