Gegen die Wand
Es gibt tausend andere Möglichkeiten, sich das Leben zu nehmen. Warum fahren Sie gegen eine Wand?
(Existem infinitas outras formas de acabar com sua vida. Por que você dirige contra a parede?)
Contra a Parede é o primeiro filme de uma trilogia sobre Amor, Morte, Demônio. Eu vi este e o segundo, que também é ótimo, mas este foi meu favorito! Contra a Parede, vencedor do Urso de Ouro em Berlim em 2004, não é um filme leve para ver no fim-de-semana embaixo das cobertas. Este filme alemão/turco retrata o encontro e surgimento de um relacionamento entre um quarentão frustrado e uma jovem muçulmana que acabam se casando para tentar mudar suas vidas solitárias e sem rumo. Angustiante e recheado de sexo, drogas e violência, o filme nos choca com duras revelações sobre a busca por liberdade, a complexidade dos relacionamentos e frustrações que vamos acumulando com os anos.
Em todas minhas viagens para Alemanha senti a tensão entre as culturas alemã e muçulmana. Eu vi de perto como é para algumas meninas muçulmanas ver as outras bebendo e namorando, sem que elas também pudessem. A maioria estava muito bem com isto, em respeito às famílias e religião, mas volta e meia ficávamos sabendo de uma que teve um surto e fez alguma loucura (uma vez eu soube de uma turca que implorou para um brasileiro dormir com ela escondido, mas claro que ele não aceitou por medo de sua família). O mesmo vale para os alemães, que volta e meia tinham lá seus ataques contra os muçulmanos, que “não se adaptam à cultura alemã”.
Um filme como este me faz pensar em todas escolhas que fiz na minha vida, em como estamos sempre tentando seguir um padrão, fazer tudo certo e ser felizes, e na verdade a vida é recheada de problemas e mudanças de rumo. Afinal será que não falta um pouco de aventura, arriscar-se, jogar tudo para o alto, sair do planejado? Estamos diariamente lidando com empregos chatos, problemas familiares, vícios e separações. Personagens sem rumo e perdendo a razão, beirando a loucura, também são muito bem-vindos na hora de nos lembrar que a vida é cheia de altos e baixos e devemos sempre buscar novos caminhos e inspirações. Aquele velho papo do “você já aprendeu algo novo hoje?” ou algo assim. Complementando, fica aqui uma pequena ajuda: você sabia que em alemão existe uma palavra para definir a sensação de amor e ódio ao mesmo tempo (Hassliebe)? Pronto, hoje você aprendeu!
Bônus: leia mais sobre a polêmica durante estreia do filme.
Gênero: Drama. Duração: 123 min.
Países: Alemanha/Turquia. Lançamento: 2004.
Direção: Faith Akin. Roteiro: Faith Akin
Elenco: Birol Ünel, Sibel Kekilli, Catrin Striebeck, Güven Kirac, Meltern Cumbul, Stefan Gebelhoff