Venha como você é
07/mar/2014 | | #comédia #desigualdade #drama #netflix
– Ela é bonita ou não?
– Deixe-me dizer assim… Você tem sorte de ser deficiente visual.
– Não é tão bonita, então.
– Não foi isso que eu disse.
– Qual a sua definição de “bonita”?
– Ela parece uma espécie de peixe-boi.
– Ou um gorila. Algo entre um peixe-boi e um gorila.
Acabei vendo este filme por acaso e achei interessante logo de cara que ele é em flamengo, a língua do Alabama Monroe. Por coincidência o ator principal aparece neste filme também. Aliás, pensando no tanto de falantes de flamengo no mundo que são atores, nem é tanta coincidência, hehe.
Acho o título desse filme muito legal, já que ele trata justo da questão da inclusão. A história foi baseada em uma historia real e gira basicamente em torno de três deficientes que são amigos: um cego, um paraplégico e um cadeirante. Assim como muitos deficientes, eles moram com seus pais, que não permitem que façam praticamente nada sozinhos. Os três decidem contratar uma enfermeira levá-los até a Espanha, onde ouviram dizer que abriu um bordel especializado em atender pessoas com deficiência. Assim, ela entra para o grupo como motorista e com isto o filme acaba virando um Road Movie, com muitas cenas na estrada, em hoteis, etc. Além da questão da viagem, vemos aí cenas de redenção, liberdade e companheirismo.
O que mais gostei neste filme é que ele não é um filme pesado mas também não é um filme dos mais bobinhos, desses que tratam de deficiências de maneira extremamente dramática e querem nos deixar com peninha a qualquer custo. Ele tem boas doses de humor, compaixão e claro, drama. Mas tudo muito bem dosado e aliado a uma bela fotografia, sendo extremamente agradável de assistir.
Além de uma boa ideia principal, o filme levanta algumas questões. Além das questões sobre a carência e vontades dos deficientes (você já se perguntou sobre isto?), ele ainda mostra algumas fases de negação e revolta. Por mais que você tenha garra e muitos sonhos, não deve ser muito fácil ser aceito pelas pessoas e ainda conviver com doenças e limitações físicas. Muito interessante e ao mesmo tempo estimulante!
Gênero: Drama, comédia. Duração: 115 min. País: Bélgica.
Lançamento: 25/05/2012.
Diretor: Geoffrey Enthoven.
Elenco: Tom Audenaert, Isabelle de Hertogh, Gilles De Schrijver, Johan Heldenbergh.