Welcome
03/out/2013 | | #desigualdade #drama #França
“Ele andou 4 mil quilômetros para se encontrar com a namorada, e agora quer atravessar o Canal da Mancha a nado. Quando você foi embora, nem a rua atravessei para tentar trazer você de volta.”
Este é um filme muito emocionante e especial. Não é nem um pouco leve e fácil, e sim um filme triste daqueles que te presenteia com um belo soco no estômago e um convite para repensar alguns temas. O nome do filme (bem-vindo) ironiza o principal dos temas abordados: imigrantes na Europa e sobre como alguns não são definitivamente bem-vindos.
Decidi escrever esse review justo hoje porque estou na Alemanha e só se fala nisto: Dezenas de imigrantes morrem após barco naufragar no sul da Itália. Para quem não nasceu em um país miserável ou em guerra, é muito difícil se por na pele do outro. Acaba sendo mais fácil e cômodo atravessar a rua e reclamar das pessoas que invadem a Europa e não acham emprego. Não acho certo julgar ou generalizar estas pessoas, especialmente porque elas tiveram a coragem de deixar seus problemas e familiares para trás em busca de uma tentativa de futuro melhor. Este é um assunto bastante polêmico, mas é absolutamente patético ainda existir tanto preconceito (religioso, inclusive) nos dias de hoje.
De modo geral, o filme aborda as aulas de natação que o professor Simon dá para um imigrante ilegal iraquiano, que tem um plano muito mirabolante para rever uma moça por quem se apaixonou. Os dois vão se conhecendo cada vez mais e o professor acaba se comovendo e ajudando o aluno de diversas formas. É assim que o francês percebe como a questão dos imigrantes é delicada, especialmente vista de perto. Além das reflexões sobre imigração, surgem reflexões sobre o amor e a coragem. Um filme imperdível e maravilhoso para quem busca um filme sensível. Bônus: faz refletir até as cabeças mais duras. Acredite!
Para fechar: “Na esteira dessa polêmica, o Partido Socialista francês redigiu um projeto de lei batizado de “Welcome”, título original do filme, em que propôs a supressão do chamado “delito de solidariedade”. Trata-se dos artigos L622-1 e L622-4 do Código de Entrada e Estadia de Estrangeiros, que penalizam com prisão de cinco anos e multa de 30 mil euros quem ajudar, transportar ou abrigar qualquer imigrante ilegal na França.” (Fonte: Estadão)
Nome: Welcome / Bem-vindo (IMDB)
Gênero: Drama. Duração: 110 min.
País: França. Lançamento: 10/07/2009.
Diretor: Philippe Lioret. Roteirista: Philippe Lioret
Elenco: Vincent Lindon, Firat Ayverdi, Audrey Dana.