Biografias ilustradas de Elvis e Cash – Reinhard Kleist
01/ago/2014 | | #resenha
Descobri Reinhard Kleist quando morei na Alemanha em 2010 / 2011. Eu estava numa onda de ouvir Johnny Cash dia todo quando vi a venda um livro sobre ele no centro de Karlsruhe, onde eu ficava fazendo hora para pegar o metrô todos os dias. Não comprei, mas chegando em casa fui correndo googlar.
Descobri que era na verdade um quadrinho. Assim como eu estava viciada em Snoopy, decidi comprar. Claro que não foi tão fácil de ler quanto Snoopy, que é curtinho e fofinho. Mas foi uma delícia! Ler sobre o Johnny Cash em alemão me fez ler com garra e eu estava decidida a entender cada palavra. Deu certo e virei fã do Reinhard, que é ilustrador e escritor. Este livro me deixou sem palavras e gostei MUITO dele. Virou um de meus favoritos. Gosto também do jeito escuro e sombrio dele. Afinal não é uma história das mais leves.
Depois deste, comprei o livro sobre a vida de Elvis. Nele a proposta é bem diferente mas adorei também. Reinhard e outro autor escreveram juntos a história e ilustraram o livro. Além disso, chamaram outros ilustradores (quase todos alemães) e cada um fez um dos dez capítulos do livro. Dois capítulos foram ilustrados por ele mesmo, além da capa. Gosto de ver a diferença entre as páginas, serve como fonte múltipla de inspiração! As cores e traços são bem variados e geralmente muito vivos.
Qual meu livro favorito? O do Johnny, com certeza. Me deixou emocionada e vidrada na história. Mexeu muito mais comigo do que o do Elvis. Me fez ser ainda mais fã do cantor – e do Reinhard, claro.
Comprei os dois livros no booklooker.de e ambos vieram com dedicatórias antigas na primeira página. Assim como estas pessoas, eu também tenho mania de “marcar” meus livros. Sempre escrevo na primeira página a data e local onde comprei. Ah, para completar a maluquice anoto também o nome de quem me deu o livro. É uma mania que fica legal de observar com o passar dos anos. smile