Livros para bebê?
03/maio/2022 | |
Estava numa loja física infantil aqui em Curitiba olhando os livros da editora Usborne que eu amo absurdamente (sério!) quando a vendedora me perguntou a idade da criança. Falei que meu bebê tinha só um aninho e pouco. Ela me disse que aqueles livros não eram indicados e me direcionou a outra sessão, onde tinha apenas livros de imagens, aqueles escrito “cachorro” e com o desenho de um cachorro. Não sei o nome desses livros, mas realmente meu bebê adora. Mas a questão aqui é outra. Me incomoda a vendedora pensar que meu bebê só pode ler esse tipo de livro e que está “errado” eu me interessar pelos da editora Usborne.
Entendo que numa loja ela precisa direcionar todos os clientes de forma que a maioria saia satisfeita. Mas também acho que ela deveria entender que não tem nada de errado em uma mãe estar olhando livros mais “avançados” (com muitas aspas) para um bebê de um ano. Nico ama, por exemplo, um livro que explica o funcionamento da colmeia (A colmeia, janelas divertidas), o Emocionário e o que fala sobre como chegamos até aqui explicando desde o big bang até os dias de hoje (Como eu cheguei aqui?). Entendam que ele não compreende totalmente o conteúdo mas adora ouvir as histórias e olhar as figuras. Ou seja, consigo ler diversos livros para ele que não sejam apenas aquele escrito “cachorro” com um desenho de cachorro. Lembrando que ele também ama esses!
Pensar que um bebê não é capaz de ouvir uma história como Perigoso ou Mordisco só porque é bebê é um verdadeiro pecado. Fico triste de pensar que tantas crianças pequenas estejam sendo privadas do contato com bons livros de bons outros e com ótimas histórias e ilustrações simplesmente porque julgam que eles deveriam estar interagindo apenas com o livro do cachorro. Bebês também têm direito de conhecer bons livros e se encantar por boas histórias.
Inclusive existem diversas formas de contar uma mesma história para um bebê. Se ele fica agitado quando você lê, você pode simplesmente ir inventando uma história olhando as ilustrações. Outra forma de ler para um bebê é ir apontando as ilustrações e descrevendo-as. Ou seja, o bebê não precisa necessariamente entender o que é o big bang para adorar o livro do big bang.