Cuidados com lavanda / alfazema em vasos
03/fev/2015 | | #casa #horta_e_jardim
Estou escrevendo porque já tentei de tudo para cuidar de lavandas em vasos e nunca tinha conseguido. Agora finalmente estou com vasos e flores, então vou contar umas dicas!
Decidi que precisava ter um pé de lavanda quando senti o perfume maravilhoso desta flor na quadra onde jogo tênis. Após pegar umas folhas na mão e cheirar, mal pude acreditar que era aquele arbusto cheio de florzinhas roxas. Assim começou minha maratona atrás de uma forma de cultivar a lavanda em vasos em apartamento. Eu já havia tentado plantar desde pequenos galhos até grandes arbustos roubados honestamente. Tentei plantar direto na terra, tentei montar uma pequena estufa com sacola plástica, tentei por na água para ver se brotava… enfim, nunca deu certo. Foi quando tive a brilhante ideia de ver quanto custava uma muda na floricultura.
Quando descobri que custava menos de um real cada mudinha comprei logo quatro. Eu tinha medo que elas fossem frágeis e morressem como todas minhas outras mudas, por isso tive medo de comprar apenas uma ou duas. Chegando em casa plantei em vasos médios, porque o vendedor me explicou que ela cresce de acordo com o tamanho do vaso (por isso quando plantadas direto no chão elas ficam tão grandes!). Deixei dois vasos na sacada, onde bate bastante sol, e dois na sala, onde é bem iluminado mas bate pouco sol direto. Separei os vasos na sacada de forma que um tomou cerca de 5h de sol diárias e o outro 3h. Sem querer isso acabou virando um experimento, que vou mostrar para vocês!
Lavandas adoram sol!
Perceberam a diferença entre os vasos nas fotos? Os menores são os que receberam menos horas de sol diário, diferente do outro, que está enorme e tem onze flores ou botões. Este, obviamente é o que ficou no canto da sacada que batia mais horas de sol. Os menores acabaram se desenvolvendo nas semanas seguintes, também com bastante flores e botões, mas para mim ficou claro que esta planta adora sol!
Outra dica: lembre de fazer alguma forma de drenagem para o vaso não ficar encharcado. Eu uso aquelas bolinhas (argila expandida) no fundo do vaso, abaixo da terra. smile
Dados
Comprei estas mudas em 14 de setembro, com cerca de 15 cm de altura e apenas um botão em cada. Agora em janeiro estamos com muitos brotos em todos os vasos. Os vasos têm cerca de 30 cm de diâmetro e de altura. Adubamos regularmente.