Dicas para mobiliar vetorizando
Antes de mobiliar o apartamento, eu medi ele inteirinho e fui mandando para meu e-mail as medidas. A cada visita durante a reforma eu media uma coisa, sem deixar passar os mínimos detalhes como a distância entre lâmpadas na pia do banheiro, medida de cada porta etc. Até hoje, quando preciso conferir alguma medida e já estou na loja, é só verificar meus e-mails. Fica a dica para quem quer mobiliar! Mas o tema do post é outro. Sei que muitas pessoas usam programas 3D para ajudar a visualizar suas casas com mobília. Eu acabei indo por outro caminho e vou contar mais sobre isso.
Após coletar as medidas eu fiz um rabisco a mão para me localizar mais facilmente. Depois percebi que apenas alguns cômodos precisariam de planejamento e móveis novos, então montei-os vetorizando rapidinho no Illustrator, mas poderia ser Corel, Photoshop, etc. Gosto do Illustrator porque posso ir montando as opções e deixando-as lado a lado para comparar. A parte legal deste tipo de projeto é que você consegue ver facilmente se há espaço suficiente para passagem, abertura das portas e gavetas etc. Já num programa 3D, nem sempre as medidas são exatas e eu acho um pouco arriscado simular as áreas de circulação.
Com as medidas dos cômodos prontas, fui pondo os móveis com suas medidas exatas, sem esquecer as portas abertas, cadeiras em uso e demais detalhes. Usei 100px para 100cm e assim por diante. Para simular uma pessoa, usei 50x50cm. Achei que seria simples, mas percebi que a cada aplicação dos móveis surgia outra ideia na minha cabeça. Logo eu estava com umas dez opções para cada cômodo! Aí foi fácil escolher quais móveis comprar e onde colocar cada um. O interessante destes rabiscos é que TODOS os cômodos ficaram muito diferentes das ideias que havíamos tido antes de usar o computador. A cozinha teria a geladeira junto dos móveis e uma mesa retangular pequena, por exemplo. O quarto teria a cama de lado sem a vista maravilhosa da janela. Fico feliz que tive a ideia de desenhar tudo no computador e hoje tudo se encaixa perfeitamente. Vamos ver as planificações?
Cozinha
Fizemos os primeiros rabiscos virtuais antes mesmo de encomendar nossa cozinha. Depois de comprada, o problema mesmo seria onde colocar a mesa e a geladeira. Aliás: faltava escolher a mesa e as cadeiras. Nossa primeira ideia foi uma mesa pequena e muito simples. Mas quando voltamos na TokStok para ver outra coisa e vimos uma mesa quadrada gigante, ficamos em dúvida. Voltamos para casa, fizemos novos rascunhos e decidimos comprar. Com isso, a geladeira mudou de lugar. Nada disso foi surpresa, porque já havíamos previsto tudo. Ótimo, não? Confiram:
Quarto do casal
Este quarto é gigante, mas mesmo assim foi complicado decidir quais moveis comprar e onde pôr. Não pus aqui, mas fizemos muitos testes com diferentes camas e criados-mudos até achar esta cama que se adaptaria em todas ocasiões. Com a cama comprada, começou a odisseia para escolher guarda-roupas e onde pôr a tv. Acabamos optando pelos móveis maiores e TV na parede abaixo da janela. Achávamos que ficaria ruim a TV abaixo da janela, mas ficou ótimo. Ficou perfeito e a vista da cama é linda. Confiram!