Publicidade

Escolhendo o forno elétrico


16/dez/2014 | Anielle Casagrande | # # #

escolher-forno-eletrico

O forno elétrico é uma maravilha. Gosto tanto que aboli o forno tradicional na casa nova. Além de não gastar gás (lá em casa usamos botijão e é um saco quando acaba), o que mais gosto deste produto é a precisão na escolha de temperatura e que ele fica pronto para o uso rapidamente, diferente do nosso forno antigo de 60l.

Recentemente tenho visto muita gente percebendo esses benefícios e comprando fornos elétricos também. Existem os grandes, os médios e os pequenos. Estou considerando grandes os fornos acima de 42l e pequenos aqueles mini de até 15l. Claro que o tamanho depende do número de pessoas que usarão e do espaço que você tem na sua cozinha. Um forno de embutir, por exemplo, requer o espaço exato para ele entre os móveis, senão fica feio. Já os fornos pequenos e médios cabem em praticamente qualquer canto e conheço também pessoas que deixam eles fora da cozinha, dentro de suas despensas.

Forno grande, médio ou pequeno?

Lembre que o forno grande leva mais tempo para aquecer. Já os outros aquecem bem rapidinho e consequentemente gastam menos gás/energia. O único benefício do forno grande, além da beleza, é que cabem formas maiores. Nós temos um forno elétrico Philco de 42l agora e tive que doar todas minhas formas grandes. Particularmente adorei esta mudança de forno, porque eu nunca usava as formas grandes. Mesmo quando usava, ninguém comia tudo, então prefiro um forno médio com formas pequenas e médias. Na pior das hipóteses, dá sempre para “aproveitar o forno” e assar um prato após o outro caso precise, certo? wink

Essa história de “aproveitar o forno” me lembra nossas avós. Sabe aquele papo mais ou menos assim: ‘já que liguei o forno quis aproveitar e bati um bolo, dois pães, fiz torrada…’ ? Elas fazem isso porque gastaram energia/ gás para aquecer todo interior do forno e sentem-se culpadas se não aproveitarem ao máximo. Afinal o gasto é praticamente o mesmo para aquecer o forno para assar um pão ou três! Acho válido aproveitar o forno já aquecido, mas cuidado na hora de “aproveitar” o embalo e fazer mais que pode comer, ou pior, acabar comendo mais do que devia.

Muito melhor ter um forno pequeno e não sentir culpa por usá-lo. Por sinal conheço uma família de 4 pessoas que tem um forno daqueles mini, sabe? Cabe apenas uma forminha pequena, onde eles assam tudo que precisam. Eles gostam muito e não sentem necessidade de um forno maior. Na Alemanha eu tinha um forninho de 6l e gostava bastante também!

E a marca?

Tive dor de cabeça com produtos “sem marca” recentemente. Então minha dica é: compre um forno de uma marca boa e conhecida, mesmo que seja menor do que você esperava ou um pouquinho mais caro. Ou você quer ter dor de cabeça com um produto que estragou e vive no conserto? Que não assa direito? Que tem funções limitas?

Meu forno: Forno Elétrico 42l Inox Philco

Acho este forno o que apresenta melhor custo-benefício. Paguei 300 reais nele e veio com uma forma e uma grelha. Considero o tamanho dele ideal, afinal ele tem o fundo arredondado para caber até uma forma de pizza! Tem timer, tem luz, tem vários modos e funciona perfeitamente. Dentro, o espaço é de aproximadamente 38x38cm. Adoro!

forno-eletric-philco

funcoes-forno-eletrico-philco

forno-eletrico-42l-philco-cupcake

polenta-forno-eletrico-philco-42

tempos-preparo-forno-eletrico

# # #

Publicidade
^