Granola caseira simples, fácil e barata
03/set/2021 | |
Gosto muito de inventar moda e fazer granola em casa. O legal é que nunca fica igual, porque a variedade de ingredientes é grande, igual acontece na máquina de pão, onde uso a mesma receita toda semana mas vario sempre os ingredientes extra (como já contei aqui). E poder escolher os ingredientes e optar por suas versões mais saudáveis também é maravilhoso, por exemplo evitando flocos de milho e usando aveia, semente de abóbora, amendoim etc.
Quando comecei a falar de granola no Instagram algumas pessoas comentaram que saía muito caro fazer granola em casa. Mas eu sempre mostrei no Instagram granolas a base de produtos mais baratos e saudáveis como amendoim e aveia, e não castanhas e nozes. Então resolvi mostrar como eu faço aqui em casa!
Eu sempre escolho um ou dois ingredientes para ser a base, geralmente a aveia em flocos e o amendoim. Para dar um docinho você pode usar damasco ou ameixa, que parece caro, mas cortando 3 ou 4 unidades em cubinhos rende bastante. Outra opção docinha e mais em conta é a uva passa. Nunca pus açúcar, mas acredito que ficaria gostoso com açúcar de coco ou mascavo, se fosse pra escolher um, ou mesmo melado!
Também vale itens mais caros para deixar mais especial, como amêndoas, castanhas e nozes. Uso também itens pequenos para fazer uma farofinha como chia, linhaça e gergelim. Gosto especialmente do sabor do gergelim e não é caro se for ver como rende. E por fim tb acho legal usar sementes de abóbora e girassol.
Mas é claro que você não precisa usar tudo isso de uma vez só. O legal é ir variando! Por exemplo trocando o damasco por ameixa seca ou outra fruta desidratada. Inserindo castanhas vez ou outra. Colocando coco ralado. Tirando o amendoim e usando mais aveia em flocos. E assim vai, cada vez uma granola única e especial.
Como fazer
Eu misturo no olho numa vasilha tudo menos as frutas, totalizando aproximadamente a quantidade de um ou dois vidros de palmito, e adiciono uma ou duas colheres de sopa de mel e misturo bem. Também vale usar canela, gengibre e o que a criatividade mandar (vale até uma pitada de sal para dar um destaque nos sabores). Coloco então numa assadeira tudo o mais espalhado que der e asso até dar uma dourada, coisa rápida, geralmente 15 minutos no fogo médio (200 graus). Se não for uma forma antiaderente gosto de usar papel manteiga. Espere esfriar e guarde em um pote com tampa.
Alguns preços
- Paguei 10 reais um kg de amendoim já assado e sem casca e usei 300g, então totaliza 3 reais. Essa é a base da minha receita.
- Aveia paguei 3 reais a caixa de 170g e usei só metade, totalizando 1,50 reais. Usei em farelo mas prefiro em flocos.
- Damasco custa uns 15 reais o pote com 15 unidades, mas só usei 4, dando 4 reais.
- Gergelim custa em média 10 reais 200g mas usaremos apenas 50g, totalizando 2,50 reais.
- Algo que vale muito a pena ter em casa é algum mix de de grãos e sementes como esse de 150g da marca Vitao na foto abaixo (esse é 8 reais com frete grátis na amazon prime). Ele já tem gergelim, quinoa, linhaça dourada e marrom, chia e semente de girassol. Não é caro e já tem uma variedade bacana de ingredientes para deixar bem saudável e crocante sua granola caseira. E também dá pra usar com frutas, saladas e até na mistura do pão, por isso gosto de ter esse mix em casa. Para fazer a granola você precisa de cerca de um terço, totalizando 3 reais mais ou menos.
- As castanhas por exemplo custam em média 60 – 80 reais o kg, mas usando só 50g já faz bastante diferença e sai apenas 3 – 4 reais. Se vale a pena é uma questão que você precisa pensar. Eu não usei nas minhas últimas granolas.
Preço dessa granola da foto totalmente caseira e saudável: 14 reais e rendeu quase dois vidros de palmito. Com ingredientes escolhidos por mim e com certeza de não ter açúcares e ingredientes ultraprocessados ou transgênicos.