Lava-louças vale a pena
01/jan/2017 | | #casa
Já vi muita gente dando risada quando comento que não vivemos mais sem nossa lava-louças. As pessoas estão tão acostumadas a ter que lavar toda louça depois de uma refeição, que nem conseguem imaginar como seria não perder tempo com isso.
Acontece que eu e o Ivan ficamos muito pouco tempo juntos em casa. Para ser mais exata, nos vemos diariamente após as onze da noite apenas. Eu nunca gostei de lavar louça e muito menos ele. Era um tempo perdido e pior: diariamente perdido, que virava desculpa para cozinhar pouco. Percebemos que havia um espaço para embutir uma máquina em nossa cozinha no apartamento anterior e não pensamos duas vezes, pesquisamos na internet rapidamente e fomos na loja conhecer os modelos que cabiam certinho no espaço no armário em nossa cozinha. Compramos na hora!
Isso foi em 2012, e dois anos depois nos mudamos e claro que a máquina veio junto. O apartamento novo na verdade é bem antigo e tivemos que reformar mesmo, então para ela bastou instalar uma torneira e um cano para escoamento. Como a cozinha fica do ladinho da lavanderia, foi super simples. Apesar de termos feito a cozinha sob medida, acabaram deixando dez cm de sobra no espaço da máquina. Particularmente, acho que o ideal seria ter ficado bem certinho como era no outro apartamento, já que meu modelo é de embutir.
Foi a melhor compra que fizemos nos últimos anos. Basta lembrar que na Europa não existe casa sem lava-louças. Da mesma forma, todas empresas têm também. Nas empresas que conheci nunca vi funcionários lavando louça, nem que fosse uma xícara. Na que trabalhei, como era pouca louça, íamos pondo aos poucos até encher a máquina, para então ligar. Usávamos umas duas vezes por semana e a louça já saía seca e brilhante. Minha mãe conta que até no clube esportivo em que ela faz ginástica há uma lava-louças. Espero que esse costume chegue logo nas terras de cá. Por que ainda perdemos tempo com isso?
Gosto muito da máquina e não tenho do que reclamar. Coloco tudo lá dentro e sai SEMPRE limpo e brilhando: panela de pressão, pipoqueira, pote de salada engordurado etc. Coisas que eu levaria horas limpando sendo que tenho coisa melhor para fazer. Como usamos pouco (aqui também esperamos encher para ligar), umas duas vezes por semana, não vimos mudança na conta de luz. Isso sem falar que a máquina economiza muita água comparado a lavagem manual. Também percebi que aquele medo de sujar muita louça ao cozinhar simplesmente desapareceu: começamos a fazer mais pratos e isso foi a melhor coisa que a maquina de lavar louças nos proporcionou.
Outra coisa que amo na minha máquina é a opção de lavagem em trinta minutos. Quando estou com pressa e não tem nada muito engordurado, uso esta lavagem. Ou seja, quase sempre. Rapidinho e eficiente. Em trinta minutos ela lava uma montanha de louça pra mim. Claro que este programa não seca, mas acho isso ótimo. Deixar a louca secar ao natural não gasta luz alguma e é até mais rápido!
Além disso, há o modo para lavar pouca louça (mais precisamente meia máquina), o modo para lavar cristais, modo intenso, etc. Gosto muito do modo eco, que economiza água e traz um ótimo custo-benefício. a minha também veio com um cestinho removível de talheres, que dá pra ver nas fotos, e um suporte para lavar taças delicadas, que usei raramente e deixo guardado.
Só recomendo que pesquise bem as medidas antes de comprar, além dos modos de lavagem e se tem o modo trinta minutos. Lembrando que existem vários tipos de máquina. Essa minha é de embutir, e ficava certinha no apartamento antigo. Mas existem também as de chão e as de balcão.
Reumindo: não vejo motivo alguma para não ter uma smile
Minha lava-louça
Nome: Lava-louça 9 serviços GE 110V
Preço pago em 24/10/12: R$ 1.250,00
Na época achamos caro, mas foi o único modelo que encaixou bem certinho embutida no espaço da cozinha onde morávamos.