A cara do cansaço
11/abr/2023 | |
Estava vendo as últimas fotos que meu marido fez com fotógrafo e fiquei aterrorizada. Nas fotos ele está com os cabelos longos, sem corte, despenteados, igual o bigode e a barba. O olhar é de cansaço e as olheiras tão profundas que ele parece um urso panda. Olhei as fotos que ele fez poucos anos atrás, com o mesmo fotógrafo, e não percebi todos esses estranhos sinais nele. A diferença é que ele virou pai e assume a responsabilidade junto comigo, muitas vezes mais que 50%.
O cansaço e a falta de sono são a parte mais massacrante de criar filhos, pelo menos nos primeiros anos, na minha opinião. Desde que o Nico nasceu, Ivan dorme apenas 5 horas por dia, quando dorme. Ele tem dois anos e ainda acorda bastante. Não tem como não estar cansado e sempre com sono. Ainda lembro quando o Nicolas nasceu e nosso vizinho quis fazer uma piada e disse que se via pelo tamanho das nossas olheiras que agora éramos pais. Talvez não fosse piada, pensando bem.
Estar assim disponível para um bebê é uma doação que nunca pensei que veria eu ou meu marido fazendo. É literalmente uma doação: toma, criança, aqui todo meu afeto, paciência, atenção, preocupação e parte do meu tempo, inclusive de madrugada. Eu te entrego tudo isso para manter você bem e com boas noites de sono, enquanto eu muitas vezes nem me reconheço no espelho e passo o dia me arrastando de sono e cansaço. Faz parte.
Mas vamos falar a verdade. Quem geralmente está cansada, muitas vezes descabelada e com olheiras não é o pai, e sim a mãe. Quem sai com aquela cara de cansaço nas fotos é ela. Isso quando alguém lembra de fotografar a mãe. Quem está se sentindo exausta após tantos meses ou anos sem dormir é ela. Quem passa a noite em claro quando o filho está com tosse é ela. Muitas vezes tudo isso além de trabalhar fora. Aliás, quando o filho está doente quem falta no trabalho também é ela.