A cor “pai”
16/mar/2023 | |
Meu bebê aprendeu essa semana a falar “peta” para cor “preta”. Foi um misto de alegria e diversas emoções fortes para nós. Acontece que até dias atrás ele chamava a cor preta de “pai”. Isso durou muito tempo, porque foi uma de suas primeiras palavras. Mas por que será que ele associou o pai à cor preta?
Na mesma época que começou a chamar preto de pai, ele também chamou por alguns meses o rosa de mãe, o que nos deixou na dúvida se ele não estava associando as cores às nossas roupas, já que eu estou sempre de rosa e Ivan de preto. Outra coisa que aconteceu nessa época foi a história das canetas.
Ele pegava as canetas pretas do pai no escritório e a gente falava: essa é do pai. De tanto repetir, ele começou a chamar as canetas pretas de pai. Logo ele estava chamando tudo que era preto de pai: brinquedos, tintas, massinhas, roupas etc. Como isso durou quase um ano, já estávamos acostumados que tudo que era preto para ele era pai.
Então ver ele chamando as coisas pretas de “peta” não deu uma pequena tristeza besta, por perceber que ele está crescendo e não fala mais “pai”, como sempre foi. Mas claro que a alegria é maior que tudo, já que ele tem um importante atraso de fala.