A criança de 4 anos que não sabia escrever
31/jan/2025 | |
Quando meu filho era um bebê, ele apresentou interesse nas letras do alfabeto. Comecei então a falar com ele sobre isso, e explicar as letras conforme ele ia pedindo pra saber mais. Comprei até uns brinquedos com letras, e foi a maior alegria dele na época. Quando tinha 18 meses ele já sabia todas as letras e seu hobby era andar no shopping, na rua, ou de carro, lendo todas as letras que encontrava. Sorte minha: na época ele ficava distraído por muito tempo com placas, outdoors e cardápios.
O tempo foi passando e ele perdeu este interesse. Como era apenas uma brincadeira em casa, eu não fiquei insistindo, e logo ele passou a gostar de Lego duplo, baby alive etc. Hoje ele tem 4 anos e não demonstra mais nenhum interesse em letras faz tanto tempo, que esqueceu praticamente todas. Ele só lembra do N de Nico e P de papai. Ele nunca se sentiu cobrado para saber todas as letras, então está tudo bem assim faz anos.
Mas não canso de me espantar com pessoas que julgam estranho ele não saber escrever o próprio nome. Entendam: ele não sabe porque ninguém nunca achou importante ensinar. Eu nunca sentei com ele e disse para ele escrever. Se fosse do seu interesse, com certeza faríamos isso. Mas ele realmente não liga mais para as letras, que para ele, na idade dele, são apenas uma brincadeira, e não uma obrigação. Ele também não sabe que um dia terá que aprender o alfabeto e a ler e escrever: nunca falamos sobre isso.
Sou da opinião que uma criança de 4 anos tem que brincar! Se as letras forem uma brincadeira que ele goste, que brinque com elas. E se não for, tudo bem também. Não é “falta de estímulo” nem “preguiça dos pais”. É uma criança pequena que não precisa de nada disso agora, porque veja bem, já vai passar mais de uma década na escola, com muito tempo para aprender o alfabeto, a ler, interpretação de texto e muito mais.