Publicidade

A mamãe sempre volta


10/mar/2023 | Anielle Casagrande |

Meu bebê ainda era recém-nascido quando alguém me disse: sempre que for se despedir, explique que a mamãe sempre volta. Uma hora ele iria entender, então a ideia era ir falando isso sempre até ele compreender. Na teoria é lindo, não é mesmo? Confesso que eu tentei, e tentei muito! 

As despedidas são sempre difíceis por aqui. Seja pra sair fazer uma tatuagem ou um exame, almoçar fora… não tem palavra de consolo pro bebê que fica. Ele sempre chora. A gente explica que logo volta, e isso não acalma de jeito nenhum. Sabe como é, bebês são imediatistas, não entendem muito bem o conceito de “depois”.

Uma época tentei sair escondido, sem ele perceber. Nos primeiros minutos dava bem certo. Quando ele percebia minha falta era quase um vulcão em erupção, pego de surpresa pela falta da mãe. Ele não entendia nada e eu me sentia culpada por não ter dado tchau nem explicado que depois eu voltava, que a mamãe sempre volta. No fim esse acabou sendo o pior método, para ele e para mim, por causa do susto. 

No fim percebi que quem deu a sugestão da despedida estava correto. O bebê merece ser avisado que a mãe sai mas sempre volta. Também merece ouvir um tchau e ganhar um beijo de despedida. Ele pode até chorar (e vai mesmo) por uns minutos, mas tenho certeza que com o tempo ele vai entendendo o que são as despedidas, e que a mãe realmente volta, como ela prometeu. 


Publicidade
^