Publicidade

Amamentar não dói


30/jul/2022 | Anielle Casagrande | #

Repita comigo: amamentar não dói. No máximo tem um puxão aqui, um arranhão ali, um chute no queixo, uma joelhada no estômago, um pontapé no nariz…  Mas dor ao amamentar, por si só, não é normal. Mamilo vermelho, fissura, sangramento, agulhadas, pontadas, bolinha, inchaço… Nada disso é normal. 

Recomendo que procure e salve o contato de uma consultora de amamentação ainda na gravidez. Outra opção é já conferir o endereço do banco de leite mais próximo. Se tiver dificuldade nas primeiras semanas com o bebê, já tem pra quem pedir socorro. E não se engane: pode surgir candidíase, fissura, mastite etc em qualquer momento da amamentação, não importa há quantos meses ou anos você já amamente. 

No caso de dor ao amamentar também é possível pedir avaliação de ginecologista ou pediatra, que podem dar um diagnóstico e indicar remédios se for necessário. Já a consultora de amamentação pode ajudar com tratamentos paralelos como laser. Além, claro, de avaliar a amamentação, dar dicas e muito mais, o que também acontece nos bancos de leite. 

Infelizmente levei 10 dias para procurar ajuda após muita dor ao amamentar, achando que era só um arranhão. Demorei mais ainda pra perceber que o Nico também estava com a mesma infecção que eu. Estou na terceira semana de dor e só agora percebi que devia ter buscado ajuda muito antes. Cheguei ao ponto de pensar em parar de amamentar diversas vezes, de tanta dor. 

Então vou falar mais uma vez pra deixar bem claro: amamentar não dói. Se doer, procure ajuda o quanto antes.

#

Publicidade
^