Antes de ser mãe
09/abr/2023 | |
Meu marido formatou meu computador, então assim que colocamos o bebê para dormir vim correndo mexer um pouco, ouvir música, ler as notícias como eu adoro e nem sempre consigo. Enquanto espiava o bebê pela câmera, também aproveitei para fazer uma limpa no meu email, filtrando todos maiores que 5 mb e apagando tudo que não fizesse mais sentido.
Os primeiros e-mails continham fotos das minhas primeiras viagens para a Alemanha. Como sabem, até engravidar eu ia todo ano para lá ver minha família. Hoje em dia só de pensar em sair de casa com bebê de dois anos me dá arrepios. Fico imaginando as crises dele numa viagem de 24h e depois no mercado, na rua, no shopping, na piscina, tudo isso num país que ele não conhece. Decidi esperar uns anos ainda para fazer uma longa viagem com ele.
Outra coisa que achei bastante foram fotos de diferentes fases do meu casamento, desde os primeiros dias de namoro. Eu era jovem, magra e cheia de sonhos. Estava aprendendo alemão e tinha acabado de entrar na federal. Trabalhava como ilustradora e queria morar em Paris (???). A gente nem falava sobre criança: nunca esteve nos nossos planos, até uns 3 anos atrás. Trabalhar, viajar, ver filme, cozinhar e comer besteira sim. Tudo isso 30kg e 15 anos atrás.
Também tinha muitas peças de portfolio, já que sou designer. Hoje olho para elas e vejo como sempre tive rigidez cognitiva. Tenho dificuldade, por exemplo, com metáforas e coisas abstratas. Meu pensamento é 100% lógico. Imagine como era para mim traduzir vários conceitos em uma logo. Mesmo assim, trabalhei com design gráfico por mais de dez anos! Agora tenho um bebê e estou num momento importante da minha carreira. Ele começou a ir para a escola semana passada e estou estudando e me organizando para voltar a trabalhar.
Antes de ser mãe eu tinha tempo livre, viajava muito, trabalhava mais ainda, via um monte de filmes sem me preocupar com horário, acordava a hora que quisesse no fim de semana e não sabia o que era culpa materna. Mas eu também não conhecia o maior amor que já senti na vida.