Publicidade

Aprendendo a mamar


20/fev/2023 | Anielle Casagrande |

Esqueça tudo que te falaram sobre amamentação e se concentre apenas em instruções oficiais, de outras mães que amamentam, de pediatras ou consultoras de amamentação. Se você foi num pediatra ainda grávida, o que recomendo muito, já deve saber que o leite não desce de imediato após o parto, mas o colostro é suficiente nesses dias, diferente do que aquela visita disse: que você tem pouco leite e o bebê chora de fome. O problema é que muita gente quer palpitar e ninguém te prepara pra treta que é aprender a amamentar. 

Primeiro, que você está aprendendo a amamentar. Segundo, que aquele bebezinho também está aprendendo a mamar. Terceiro, que existe uma cultura do desmame muito forte em nossa sociedade. Não vai faltar visita dizendo que seu leite é pouco, fraco, ou mandando você amamentar só a cada 3h. O recomendado atualmente é a livre demanda: o bebê deve mamar sempre que quiser. E isso deixa as sogras loucas! “vai deixar mal acostumado” vão te dizer. Faça a sua melhor cara de alface e siga acolhendo seu bebê sempre que ele pedir. Aliás… Escolha muito bem as visitas que receberá e quando receberá. Nos primeiros dias ou semanas, em que estiver aprendendo a amamentar, uma visita cheia de palpites pode ser sua maior inimiga e te deixar insegura e cheia de dúvidas, juro pra você. 

Também considere ter o telefone de uma consultora de amamentação em mãos ou o endereço de um banco de leite perto de sua casa. Não caia no papo que a consultora de amamentação é muito cara. Já vi gente falando isso e depois tendo que gastar fortunas em fórmula, porque não conseguiu manter a amamentação, mesmo desejando muito. Essas profissionais tratam de amamentação o tempo todo e podem te ajudar, seja qual for o problema. 

Aqui a amamentação na verdade levou meses (de muito sangue, choro, feridas, hiperlactação e desespero) até se estabilizar. Foram várias consultas com a consultora de amamentação e dificuldades variadas a cada etapa. Foram dias muito difíceis e só de lembrar me dá todo tipo de gatilhos. Mesmo assim seguimos em frente e tudo se ajeitou aos poucos. Uns dias de luta que renderam dois anos (no mínimo) de muita felicidade. 


Publicidade
^