Bebê que dorme em colchão no chão
04/fev/2022 | | #sono do bebê
Quando eu estava grávida, ficava planejando o quarto do bebê. No quarto que viraria do bebê tinha uma cama de casal, que em nenhum momento cogitei deixar para o bebê. Veja como as coisas são: quando ele tinha uns 9 meses de vida coloquei esse mesmo colchão de casal no chão do seu quarto e foi a melhor coisa que fizemos. Por que não cogitamos isso na gravidez? Porque não achamos nenhum texto na internet sobre bebês que dormem direto numa cama ou colchão de adulto no chão. Então escrevo ele agora!
Até os 8 meses Nico dormiu na nossa cama, na cama compartilhada. Eu achava uma delícia, mas ao mesmo tempo era horrível, porque eu ia acordando de hora em hora e acordava muito cansada de manhã. Foi quando passamos ele para uma cama de solteiro em seu próprio quarto e ele passou a acordar só duas ou três vezes à noite. Foi a melhor coisa que fizemos! Aliás, o melhor estava por vir: um mês depois trocamos essa cama de solteiro por um colchão de casal.
O colchão de casal é perfeito porque tem espaço para ficarmos deitados com ele, seja lendo, conversando, amamentando, ninando, dando tapinha na bunda… Ele gosta de dormir atualmente, com 14 meses, abraçado com o pai na sua cama. Mas nada impede que seja usada uma cama ou colchão de solteiro! No colchão de solteiro também tem espaço pra tudo isso, só que mais abraçadinho, e tem bastante espaço para o bebê se espalhar!
As tranças são lindas mas nunca seguraram ele, porque não tem onde se apoiar, já que é um colchão no chão sem cama. Hoje usamos as tranças só como decoração mesmo. O que realmente segura ele para não cair são travesseiros de corpo, mas também podem ser usados travesseiros comuns. E agora com 14 meses confesso que gosto de saber que ele tem autonomia para descer do colchão e brincar no chão quando quer, afinal é seu quarto. Como sabem, não gosto da ideia de berço, que me lembra uma gaiola pequena. Também acho importante que ele interaja com seu quarto e goste desse local, que é todo seu.