Publicidade

Bebês também sentem calor!


26/jan/2022 | Anielle Casagrande |

Esse é um manifesto pelos bebês que ainda não podem falar nem berrar que sentem calor. Escrevo como um grito e espero que justiça seja feita pelos bebês, principalmente no verão, e mais principalmente ainda pelos nascidos no verão (ou no calor, que seja), como o meu! 

Nico nasceu em novembro e estava 28 graus. Era um dia de sol forte daqueles de rachar. Mesmo assim, colocamos muita roupa nele e até touca e luvas peludas, mesmo sabendo que não são indicadas e nem necessárias. Achávamos que ele estava sempre com muito frio. Chegamos a enrolar ele em duas cobertas grossas. Não satisfeitos, enrolamos a cabeça junto, deixando só o rosto de fora. Nas fotos na maternidade estamos de roupas curtas, meu marido sem camisa de tanto calor e ele está enrolado até a cabeça em duas cobertas grossas, num quarto abafado de janelas fechadas e sem ventilador ou ar condicionado.

Foi no seu primeiro banho que a enfermeira disse que ele estava cheio de brotoejas de calor e era um bebê calorento. Era pra tirar as cobertas e reduzir as roupas. Estava 30 graus e ele cheio de pintinhas vermelhas. Mas adivinha? Como bons pais de primeira viagem, até reduzimos um pouco as roupas, mas mantivemos uma coberta peluda. O coitado foi pra casa ainda cheio de pintinhas. 

Em todas primeiras fotos dormindo em casa ele está embrulhado em cobertores peludos (mesmo de dia) e pior: deitado sobre cobertores peludos também. Estava mais de 30 graus e ainda nem era o verão de verdade. Nico passou mais algumas semanas com as brotoejas e deve ter sofrido um bocado de calor. Hoje olho as fotos e tenho pena. Sem falar que para evitar sufocamento o mais seguro é berço vazio, sem coberta alguma, e aquecer o bebê com roupas, isso se precisar.

Grande parte do sofrimento dos bebês com o calor é culpa dos mitos de antigamente. Demorei 14 meses para ter coragem de pôr meu bebê para dormir sem calça e manga longa num dia em que bateu 33 graus, tamanho terrorismo que vem das gerações antigas sobre o frio dos bebês. E adivinha? Desde que comecei a colocar ele pra dormir só de body de manga curta ele passou a dormir mais e melhor. Bebês também sentem calor!


Publicidade
^