Boa noite, mamãe
23/ago/2023 | |
Ainda lembro quando meu bebê era bem pequeno, e aprendeu a me dar beijo antes de ir pro seu quarto dormir com o pai. Meses depois, ele aprendeu a falar mamãe, e logo depois, aprendeu a falar “boa noite, mamãe”. Na verdade ele fala “ti noite” até hoje, mas eu entendo perfeitamente. É a nossa pequena despedida toda noite, mesmo ele quase sempre voltando pra mamar.
Olha só como as crianças são observadoras. Recentemente criamos uma nova rotina de sono (que tem dado muito certo!) em que lemos 3 livros na minha cama, depois ele vai pro seu quarto e lê mais 3 com o pai, depois escolhe se quer dormir lá ou comigo. Faz uma semana que ele começou a fazer um pequeno ritual de sono para mim, antes de ir para o quarto com o pai.
Primeiro, ele abaixa o abajur e vira a luz para a parede pra ficar bem escuro no quarto. Depois, ele aperta o esquilo que toca música de ninar para começar a tocar. Por fim, ele vem me dar um beijo e fala “boa noite, mamãe”. Mesmo sabendo que ele geralmente volta pra dormir mamando, eu acho sua despedida a coisa mais fofa. Agradeço, beijo ele também, desejo boa noite. Ele vai pro quarto com o pai e eu fico lá sozinha na penumbra ouvindo a música do esquilo.
Ele tem só 2 anos, mas veja só, ele está cuidando de mim e deixando o ambiente mais agradável para mim, da mesma forma que vê a gente fazendo para ele desde que nasceu. Sempre teve musiquinha e ambiente escurinho para ele dormir. Nada mais correto que ele criar esse ambiente também para mim, antes de me desejar boa noite.
Espero que junto de boas memórias a gente esteja também ensinando sobre empatia, amor, cuidado, carinho e respeito, tudo isso sem perceber, no dia a dia. Porque eu estou realmente acreditando que as crianças além de observarem tudo que fazemos, aprendem muito pelo exemplo.