Publicidade

Carta para um dia ruim


27/jul/2023 | Anielle Casagrande |

Prezada mãe, prezado pai, prezada pessoa que convive intensamente com um bebê ou criança pequena. Hoje é um dia ruim? Olha, eu já passei por alguns desses por aqui. Acredite: assim como eles chegam, eles vão. Não sem antes deixar todo mundo de cabelo em pé e achando que dessa vez eles são para sempre. Acredite, eles uma hora se vão.

O maior desespero por aqui são as viroses da escola. Ele sai de uma e já entra na outra. E no meio disso já teve de tudo: febre, dor de cabeça, vômito, diarreia, pintinhas pelo corpo, tosse, chiado no peito, bolhas pelo corpo, falta de apetite, sono ruim, cansaço, manchas, coceira, irritabilidade, choradeira e mal estar. Cada vez a lista de sintomas do dia é uma surpresa e me deixa mais aflita. Esses dias ele vomitou no banho e eu pensei: essa é nova! O que eu faço?

A verdade é que os dias ruins deixam uma sensação de que nada está dando certo, que estamos perdendo o controle, que estamos perdidos. Mas calma, que são apenas dias ruins. Logo ele vai voltar a dormir melhor, comer, parar de chiar. É só medicar e esperar. Se não resolver, a gente volta no pediatra e avalia tudo de novo. Tudo pelo bem estar da criança e menos bobagem fritando na cabeça da mãe. O problema é onde achar paciência vendo o bebê sofrendo. A gente acaba sofrendo junto.

Recentemente ele ficou dias sem comer. Depois começou a beliscar, mas apenas um único alimento, por dias e dias. Eu já estava de cabelo em pé, quando finalmente percebi nele outros sintomas e já saquei que era apenas mais uma virose da escola. Entre um surto e outro, fui me acalmando: ele estava doentinho e eu demorei para perceber, porque continuava bastante ativo e sem grandes complicações. Cheguei a escrever um texto enorme sobre meu desespero com a criança que não come.

Antes mesmo desse texto ver a luz do dia, os sintomas foram melhorando e ele voltou a comer. No fim o meu desespero deu lugar à tranquilidade. Hoje chegamos da escola, ele comeu, brincamos um monte, tomamos banho juntos e ele dormiu abraçado em mim. Olha só, nem parece que menos de uma semana atrás eu estava apavorada, achando que ele nunca mais ia comer!

#maternidademizanzika 


Publicidade
^