Cheirinho de lavanda
25/abr/2022 | |
Hoje estava mexendo no quarto do bebê, organizando as estantes e separando tralhas para vender e doar, quando senti, vindo de alguns panos no fundo de uma gaveta, um cheirinho de lavanda. Quando eu estava grávida usava muito produtos de lavanda. E quando meu bebê nasceu eu usava nele também. Tanto que escrevi até um texto sobre isso, da época que ele era bem bebezinho ainda, sobre como o cheiro de lavanda para mim remete ao maternar.
E hoje sentindo aquele cheiro viajei no tempo! Foram sentimentos muito confusos, mas foi muito gostoso. Lembrei do Nicolas bem pequenino, ainda tomando banho no colo no chuveiro e mamando logo depois. Lembrei de como ele dormia no banho. Lembrei das roupas RN que ele nunca usou, e do seu primeiro quartinho, no nosso apartamento onde moramos somente até ele ter um mês de vida.
Lembrei também da sensação de ter um bebê tão novinho no colo. No susto de ter uma responsabilidade tão grande na vida pela primeira vez: a vida de outra pessoa. Lembrei de como ele sempre dormia mamando tão facilmente, e como acordava também facilmente. Lembrei da cama compartilhada, que fizemos até seus 8 meses e no começo era uma delícia. Até do cansaço do puerpério eu lembrei!
A vontade imediata foi de voltar rapidinho no tempo para lembrar como era cuidar, segurar e amamentar um bebê tão pequeno. Confesso que tenho saudades e curiosidade sobre como era a sensação. Um bebê que mama paradinho, não fala au au, não corre pela casa, não tem dentes, não come goiaba e não anda de bicicleta.
Todas essas lembranças esquecidas no fundo de uma gaveta. Que saudades!