Como passei meu bebê para sua cama no seu quarto
19/out/2021 | | #sono do bebê
Desde que nasceu, meu bebê dormia comigo na minha cama, fazendo o que hoje em dia se chama cama compartilhada. Seguindo algumas regras ela é segura, mas não vou entrar nesses detalhes porque não é o foco do assunto de hoje. Mas resumindo, cama compartilhada pode ser segura sim. O problema é que ela estava sendo muito cansativa pra mim.
Quando meu bebê estava com 8 meses eu estava totalmente exausta de amamentar de hora em hora na madrugada. Não foi assim sempre, mas foi ficando aos poucos, e estava acabando comigo quando chegou nesse ponto. Outro problema é que ele estava acordando às 5 da manhã todos os dias, isso quando não acordava 4:30h. Também estava complicado que cada vez que eu mexia acordava ele, e vice versa também. Então eu tive a ideia de colocar ele para dormir na própria cama no próprio quarto.
A primeira coisa que precisei fazer foi mudar a ordem do ritual do sono, que sempre acabava com ele mamando na minha cama até dormir. Com a nova ordem, ele mamava acordado e depois era ninado já no seu próprio quarto bem escurinho. Assim que dormia, dessa vez sendo ninado, era só colocar ele na cama dele e pronto. Barriga cheia, quarto escurinho e sono quentinho!
Nas primeiras noites eu ainda colocava ele para dormir na parte debaixo da bicama, mas um mês depois coloquei o colchão de casal no chão do quarto dele e foi ótimo. Assim, nas vezes que via pela câmera ele se mexendo, já ia até o quarto e deitava ao seu lado e ficava dando tapinhas na bundinha. Também podia deitar e ficar abraçada até ele dormir de novo. E em casos mais raros também dava para amamentar ali mesmo.
Não teve exatamente uma adaptação, porque ele dormiu bem já desde a primeira noite. Pediu para mamar apenas 3 vezes e acordou às 7h da manhã. Hoje em dia, dois meses depois, ele mama apenas 2 ou 3 vezes por noite geralmente e tem acordado entre 6 e 7h, ou seja, não mudou muito. Resumindo, ter acabado com a cama compartilhada aos 8 meses foi a melhor coisa aqui em casa. Meu humor virou outro quando parei de acordar de hora em hora de madrugada e ter que levantar às 5 da manhã com tudo escuro lá fora. Ufa!