Compras inúteis na introdução alimentar
18/fev/2022 | |
Prato com compartimento para água quente para manter a comida aquecida. Colher que muda de cor quando a comida está muito quente. Potes com ventosa para prender bem presos na mesa. Colher de treinamento com saliências para a comida ficar presa. Colheres tortas. Tapete antiderrapante para pratos. Cadeirão com desenhos bonitos e cinto de segurança. Conjunto infantil de mesa e cadeira de madeira. Prato de silicone com a cara do Mickey. Pratos de bambu com formato de bichinho. Aventais com manga longa. Babadores de silicone com coletor. Garfo. Mini garfo. Mini mini garfo (juro!).
A lista é extensa e conhecida de qualquer pessoa pesquisando sobre introdução alimentar. Curiosa como sou, me deparei com toda essa tralha nas minhas pesquisas, mas por sorte não comprei tudo isso não. E adivinha? Mesmo não tendo comprado tudo, na verdade o que mais colecionei por aqui foi arrependimento. Bebês não precisam de nada disso para comer. Sabe do que os bebês precisam? De uma refeição caseira e balanceada e de uma pessoa disposta a lhe apresentar essa refeição de forma carinhosa, atenciosa, paciente e respeitosa.
Tanto faz o talher, o prato, a cadeira, o babador, a mesa. Inclusive dá pra alimentar muito bem um bebê no colo, usando um prato comum e uma colher também comum, de chá ou sobremesa, e usando uma fraldinha de pano como babador. Não custa nada e dá super certo. Bem mais que ficar esquentando água para pôr no prato com compartimento, acredita?
Agora se quer saber quais itens recomendo da lista lá em cima… o avental com mangas é maravilhoso para as primeiras frutinhas, mas se onde você mora está quente, deixe o bebê pelado, só de fralda e pronto. E o conjunto infantil de mesa com cadeira é bem útil para brincar de massinha, desenhar, pintar, e adivinha? Talvez até para comer. Eu disse talvez.