Por que contamos semanas na gravidez
02/out/2021 | | #gravidez
Uma vez alguma pessoa aleatória me perguntou por que grávidas contam as semanas de gravidez e não os meses. Acontece que contando por meses não teria como se ater aos detalhes preciosos de cada 7 dias. Tem uma grande diferença em agrupar 7 ou 30 dias. Olhando cada 7 dias, cada dia tem uma importância enorme e cada acontecimento também. É como se olhássemos cada semana com uma lupa em busca de detalhes, a cada dia.
Tem um caminhão de diferença entre a primeira semana de gravidez e a quarta, mesmo as duas sendo no primeiro mês: nas duas primeiras semanas da gravidez você ainda nem estava grávida, porque a gravidez começa a contar desde a sua última menstruação. Já na quarta semana, o bebê já existe e está ali há duas semanas! Da mesma forma que existe um caminhão de distância entre estar grávida de 38 e de 42 semanas, mesmo ambas sendo no último mês. Pra não falar do cansaço e desconforto, que só aumenta a cada semana nesse finalzinho.
Outra enorme diferença é da ecografia de 6 semanas, para a de 9, para a de 12. São só 3 semanas, mas não parece que tem tão pouco tempo de diferença entre elas, menos de um mês! De 6 para 9 o que era um pontinho piscando na tela com apenas 0,5 cm virou um bebezinho minúsculo de 2,4 cm já com cabeça e mini bracinhos e perninhas. E na ecografia de 12 já é um mini ser humano de 10 cm da cabeça aos pés e que pela primeira vez se mexe horrores. Tá vendo como cada semana conta muito?
Eu gostava muito de comemorar a virada de semana, que para mim era sempre na segunda-feira. No domingo à noite eu já entrava nos aplicativos para ler o texto de cada semana. E no fim toda essa contagem de semanas só leva a um único objetivo, que é chegar no final para finalmente conhecer o bebê! Como eu tenho saudades de estar grávida. Hoje sinto falta de cada único dia da minha gravidez e contar semanas é uma das minhas maiores saudades.