Criando bebê sem chupeta
12/jan/2022 | |
Esse texto, assim como o outro sobre criar um bebê sem telas, pode ser considerado polêmico. Porém é um relato pessoal e não uma imposição, dica ou algo assim. É apenas a nossa escolha. Estamos apoiados em informação de qualidade vinda de pediatras, dentistas e da consultora de amamentação, por isso não oferecer chupeta sempre foi uma certeza para nós.
Bebês gostam de sugar, por isso lhes oferecem a chupeta como forma de acalmar. Tanto gostam de sugar, que os antigos dizem que eles gostam de “chupetear” nos peitos da mãe. Termo que odeio, visto que quem veio antes foi o peito e não a chupeta. Como ele pode “fazer o peito de chupeta” se não sabe o que é uma chupeta? Sugar é algo natural para os bebês e não algo que surgiu após a invenção da chupeta. Sugar acalma, alivia, deixa-os extremamente confortáveis e felizes. Eu não vejo problema nenhum quando o bebê faz sucção sem mamar e fico feliz de poder oferecer isso a ele. Lembrando que peito é muito mais que alimentação: o peito para o bebê representa aconchego, carinho, calor.
A alternativa para a chupeta é o acolhimento e obviamente aqui em casa também muito peito. O meu acolhimento envolve peito: durante a vacina, após o exame de sangue, após sentir medo do cachorro, após bater o dedinho, quando acorda de madrugada com medo ou fome, ou simplesmente após acordar porque ele gosta. Já meu marido criou as próprias formas de acolher sem peito, com muito contato e carinho, porque dá pra acolher um bebê sem peito também, inclusive de madrugada.
Penso que não oferecer chupeta é um privilégio. Eu posso oferecer meu peito porque não trabalho, tenho tempo livre, rede de apoio, muito leite e acordo descansada. Meu marido acolhe de sua maneira porque trabalha em casa e está sempre disponível. Entendo que oferecer a chupeta depende de diversos fatores como ter ou não rede de apoio, paciência, leite, saco para fazer livre demanda, saúde mental, informação, privação do sono, outros filhos que demandam atenção etc. Por isso não gosto das discussões sobre chupeta e não entro nelas. Cada pessoa deve saber o que é melhor para sua situação e isso não deveria ser motivo de palpites de ninguém.