Publicidade

Cuidar do bebê e aprender russo


28/jan/2022 | Anielle Casagrande |

Nesse tempo todo que estou em casa cuidando do bebê senti muito forte dentro de mim uma inquietação por não estar fazendo nada interessante por mim. Para sentir que estava fazendo algo útil nesse tempo resolvi estudar russo quando meu bebê ainda era bem pequenininho, apenas 1h por semana. Deu certo e logo eu senti que estava fazendo algo muito importante pra mim, além, claro, de estar criando um bebê!

O curioso é que no fim eu estava aprendendo russo e aprendendo a cuidar de um bebê, tudo ao mesmo tempo. E não sei nem dizer qual das tarefas foi mais complexa e difícil pra mim. Aprendia a dar banho no bebê enquanto aprendia as cores. Estudava tudo sobre introdução alimentar enquanto aprendia a flexionar os adjetivos. Trocava fraldas de pano rapidamente e sabia tudo sobre elas enquanto aprendia as pessoas da família. Lia sobre os ingredientes do filtro solar enquanto aprendia a dizer algumas profissões. 

Logo estava sentindo que já sabia pelo menos o básico e já conseguiria entender pequenos textos, vídeos e ter até pequenos diálogos em russo. Da mesma forma que logo já tinha pego o jeito com o bebê nos mais variados aspectos: já não tenho medo de dar comida sem amassar, nem dar banho no ofurô com ele pulando, nem de dar beijos e passar pomada em seus pequenos machucados. Ai, os machucados. Desde que aprendeu a andar ele vive todo ralado. Tão comum quanto os erros de escrita no russo. 

Pensando bem, aprender russo é bem mais fácil que aprender a cuidar de bebê: tem professor, curso e até dicionário. São poucas horas de dedicação por mês. Já para aprender a cuidar de bebê…


Publicidade
^