Depósito de criança?
12/mar/2023 | |
Antes de ter filho, achava que berçário e escola eram depósito de criança, para onde elas iam para os pais poderem trabalhar. Algumas com 4 meses, outras com 6, outras com dois anos, só sei que a maioria das crianças vai pra escola ainda bebê. Eu não sabia que existiam tipos diferentes de berçários, metodologias diferentes, nem nada disso. Nunca realmente pensei o que elas faziam lá além de brincar e serem cuidadas. Isso nunca me fez refletir… até ser mãe.
Quando meu filho fez 9 meses, precisei colocar ele no berçário. Logo que comecei a visitar escolas pela cidade, descobri que elas eram muito diferentes entre si. Tinha escola bilíngue, tinha escola com apostila, tinha escola Montessori, tinha escola natureba, tinha escola com horários rígidos, tinha até escola com telas para bebês menores de um ano. Tinha realmente de tudo. Mas foi ali que aprendi que escola nunca é depósito de criança. Aliás, tá proibido pensar assim em pleno 2023!
Escolas e berçários são ambientes de muito aprendizado! Já pensou que é o primeiro lugar em que bebês e crianças pequenas efetivamente aprendem a viver em sociedade? Aprendem as primeiras regras, normas, bons hábitos. Levantam a mão para falar e esperam o colega acabar de falar. Têm horário pro lanche e horários em geral. Todos sentam juntos para comer. Aprendem a manter a sala arrumada. Aprendem a dividir os brinquedos, e que tem vez para brincar. Aprendem a fazer fila. Aprendem a respeitar as diferenças. Aprendem as primeiras noções sobre respeito ao espaço do próximo também.
Se hoje como adultos já sabemos que devemos esperar nossa vez para falar, respeitar horários e sentar à mesa quando entramos num ambiente em que todos estão sentados, é porque aprendemos isso na infância. Escolas são ambientes importantes para formação de pessoas, desde o berçário.