Dica de livro: meu filho não come
03/ago/2022 | |
Eu queria ter lido “Meu filho não come” muito antes, na introdução alimentar. Ele teria me deixado mais calma e preparada para tudo que estava por vir. É um livro daqueles que você lê feliz da vida, e depois quer indicar para todo mundo que tem bebê. Como devem ter percebido, é do Dr Carlos Gonzalez, mesmo autor do Besame mucho, famoso livro sobre como criar filhos com amor. Já neste livro, o autor fala sobre introdução alimentar e respeito ao alimentar o bebê.
O livro é capaz de acalmar o coração de qualquer mãe ou pai preocupado na introdução alimentar. Ele explica por exemplo que os bebês precisam comer muito pouco mesmo, então é normal os pais acharem que o bebê “não come nada”, quando na verdade ele come o suficiente. Ele também discorre sobre como bebês geralmente comem menos aos 12 meses, como comem menos ao ter pequenas doenças, sobre a oferta de ferro… E também fala muito, muito mesmo, sobre como o leite materno é maravilhoso.
É um bom livro pra tirar de vez aquela pulga de trás da orelha dos pais que pensam que seus bebês comem pouco. Explica por exemplo que não tem problema ficar uns dias sem comer ou comer só um grupo alimentar por uns dias. Bate um milhão de vezes na tecla que gráficos de percentil e ganho de peso são apenas uma referência. Explica também que o bebê que REALMENTE não come nada perde muito peso muito rápido, e esse sim precisa de intervenção médica (o que é raríssimo! A maioria só come pouco mesmo). Esse livro conseguiu tirar absolutamente todas as minhocas da minha cabeça. Estou muito feliz por ter o encontrado.
Outro grande foco do livro é que não devemos forçar crianças a comer em hipótese alguma. Bebês sempre sabem o quanto precisam comer e forçar, além de ser desrespeitoso, é perigoso e pode gerar até obesidade no futuro. Ou seja, assim como o livro anterior, esse fala muito sobre carinho e respeito. Meu bebê tem 20 meses e mesmo assim gostei muito do livro e senti que me ajudou muito. Tudo isso baseado em histórias reais de consultório e dados científicos. Que livro maravilhoso!