É muito difícil amar uma pessoa cansada
10/set/2022 | |
Cheguei à conclusão que é muito, muito, muito difícil amar uma pessoa cansada. Especialmente difícil amar uma pessoa que não dormiu nada ou não dormiu direito. O cansaço deixa a gente mal humorado, nervoso e sem paciência. E quem convive com a gente também.
Estamos cansados e já chegamos no nosso limite faz muito tempo. Enquanto isso, as demandas continuam chegando, não importa quão difícil esteja para nós. As reuniões de trabalho, a louça na pia, o bebê que acorda muito durante a noite, as dores pelo corpo, a falta de rede de apoio, nada falha. Ah sim, enquanto ninguém consegue ter uma noite de paz, o trabalho (regular e também o doméstico) continua demandando muito do nosso tempo e atenção.
O cansaço domina tudo. O cansaço nos transforma em pessoas irritadas, impacientes e insuportáveis. O cansaço faz a gente brigar por coisa pequena, que nem deveria ser assunto, e se frustrar com coisa que nem merecia nossa atenção. Pelo menos depois de um tempo a gente já consegue perceber que é o cansaço falando, que a gente não é assim tão infeliz.
O jeito é procurar formas de um ajudar o outro para que os dias fiquem menos estressantes, dividindo os cuidados com a criança em turnos ou correndo atrás de rede de apoio. Nunca senti tanta saudade do apoio da escola em toda minha vida.