Publicidade

Ensinar a falar


12/mar/2023 | Anielle Casagrande |

No the sims 4 é muito fácil cuidar de uma criança pequena. Para que ela aprenda a falar, por exemplo, ela pode aprender sozinha ou na metade do tempo se um adulto se esforçar em ensinar por algumas horas, um pouco por dia. Nada muito diferente da vida real, certo? Até aí nenhuma surpresa. A não ser que na vida real você tenha um bebê com atraso de fala. 

No jogo não tem criança com atraso de fala e muito menos não-verbal. Me vi cuidando de um bebê no jogo com uma facilidade absurda. Não me senti sendo julgada por médicos e nem por outras mães no parquinho. Ninguém comentou que seu bebê com essa idade já falava de tudo. Não me vi igual louca arrancando os cabelos pra levar um bebê em uma neuro e em uma psiquiatra. Nem me vi pesquisando preocupada sobre autismo e entrando em tudo que é grupo no Facebook. 

Me peguei refletindo que essa é na verdade a realidade da maioria das mães. Quem tem filho com atraso de fala na real é uma minoria. A grande parte das mães não precisa levar o filho ao psiquiatra, muito menos com dois aninhos, nem se perguntar se o filho é autista, nem levar em um monte de terapias e nem colocar na escola contra sua vontade, para ele desenvolver a fala. Fiquei arrasada. 

Todo caminho desde o diagnóstico até o começo das terapias, o diálogo aberto com a escola, as comparações vindas de outras mães… é desgastante. Acredito que só os pais que passam por isso sabem como é. Eu só queria que fosse simples assim, como num jogo.


Publicidade
^