Publicidade

Eu tô com medo!


22/ago/2023 | Anielle Casagrande |

Num mundo em que a gente aprende desde cedo a esconder nossos medos e fraquezas e chorar escondido, eu realmente fico feliz de ver que meu filho de 2 anos e 9 meses sempre me conta quando tem medo. Muitos adultos diriam: que medo bobo! Porque realmente a maioria dos medos dele é algo pequeno. Mas tento ver da sua perspectiva e entender que para ele tudo parece gigante e assustador. Acolho, converso, encaramos juntos e vida que segue. 

Esses dias ele me disse que tinha medo de correr numa descida na praça. Demos as mãos e descemos juntos algumas vezes. Logo ele estava subindo e descendo sozinho e dando risada. Ele também sempre sinaliza que tem medo de ambientes escuros. Sempre mostro que está tudo bem no escuro e que sempre estarei por perto. Ele também sabe onde acende o abajur ou a luz. Aos poucos está se habituando. 

Também acho bonito que ele confia em nós, para revelar seus medos. Ele sabe que vamos ouvir e levar muito a sério suas pequenas dores. Explicamos mil vezes se necessário, até ele entender que não precisa ter medo, seja de lesma, seja de repelente, seja de comer maçã com casca. De qualquer forma, ele já entendeu que estaremos sempre juntinhos. 

Geralmente os momentos de medo são seguidos por muito carinho e depois muita coragem. Uma coragem que é bonita de ver num menino, logo após mostrar que sim, menino também tem medo e menino até chora. 


Publicidade
^