Femometer: melhor termômetro basal e app de ciclo menstrual
27/fev/2020 | | #aliexpress #China #compras #resenha
Termômetro basal é como um termômetro comum, mas que é mais preciso por ter uma casa decimal a mais (mostra 36,45 graus por exemplo). Para acompanhar o ciclo menstrual você mede a temperatura embaixo da língua quando acorda, e depois de uns dias analisa o gráfico atrás de um padrão. Depois de testar vários, esse foi o melhor termômetro sem sombras de dúvida. Não tem nem comparação com os demais. E ainda funciona com o app dele, que é gratuito. Ele também tem uma versão paga que usei por uns meses mas no final não achei importante e cancelei.
O termômetro basal
Paguei 110 reais nesse termômetro no site chinês Aliexpress e chegou em 14 dias em Curitiba com frete grátis, mesmo sendo antes do natal, período complicado geralmente. Basta procurar por Femometer, que também é o nome do app. Vem numa caixinha linda com manual e tudo. Ele ganhou o maior prêmio de design de produto do mundo (IF design award na Alemanha) e realmente merece, na minha opinião.
O que tem de tão mágico nesse termômetro? Diferente dos demais, não precisa ligar e desligar. Simplesmente tirar ele da capinha já faz com que ele ligue e conecte ao celular pelo bluetooth. É só colocar na boca e esperar ele apitar, para tampar novamente. Simples assim e já sincroniza com o aplicativo sozinho na hora. Importante citar que é bom passar um pano com álcool para higienizar vez ou outra.
O app Femometer
O aplicativo é outra maravilha! Recomendo ele bastante mesmo pra quem não tem o termômetro ou não quer usar nenhum termômetro. De todos milhões de apps que testei (todos com seus bugs e falhas! os menos ruins são Flo e Clue) por um ano e meio, esse foi o melhor sem sombras de dúvida. Eu diria até que ele dá uma surra nos demais.
Pra começar, o app e o termômetro aceitam muitas configurações. Eu consegui avisar o app que tenho alguns problemas de saúde, como endometriose e ovários policísticos, por exemplo. Também dá pra mudar o despertador do termômetro, o volume, o tipo de medição etc. Além, claro, de o app aceitar muitos dados. Ele aceita que você insira temperaturas manualmente, por exemplo. Também aceita informações de remédios, exames como ultrassom etc.
Ah! Ele também tem um leitor de exame de ovulação que lê o resultado aproximado através de uma foto! Outra coisa que achei incrível: às vezes fico até 3 meses sem menstruar. Segundo o médico, nesses ciclos não têm ovulação. Achei incrível que o app não fica chutando data de ovulação, igual os demais. Por exemplo nesses ciclos gigantes, ele não marcou nada como dia de ovulação no calendário, nem durante, nem depois.
Também tem um leitor de teste de gravidez que permite usar contraste e inverter cores para verificar pequenas alterações. Isso tudo sempre com boxes explicativos e cheios de exemplos!
Texto explicativo com exemplos
Agora falando do gráfico de temperatura basal. Além dele gerar o gráfico super completo, ele também te mostra exemplos de vários tipos de gráficos padrão para você comparar com o seu, como de anovulação, gravidez, aborto etc. O app também tem boxes que ensinam sobre o assunto pra você aprender sozinha a interpretar os padrões nos seus próprios gráficos. É bem interessante aprender mais sobre o próprio corpo e começar a perceber todos os sinais.
Analisando o gráfico eu consigo perceber mais ou menos a data da ovulação e se ela realmente aconteceu. No meu caso, ela ocorre quando a temperatura sobe uns 0,4 graus e se mantém alta (exemplo abaixo). Lembrando que é bom alimentar o app com outros dados que possam a ajudar com isso, como muco, testes de ovulação etc.
Aqui alguns exemplos que o app traz para você comparar com seu gráfico. Veja no topo esquerdo! Obs: tudo que mostro nesse post é do modo gratuito do app.
Se eu confio cegamente em acompanhar ciclos menstruais por app? Não. Continuo indo ao médico, comentando sobre a temperatura e o app com ele e fazendo meus exames de imagem. O médico concorda que é uma forma interessante de conhecer melhor as fases do ciclo menstrual e perceber algumas nuances. Percebi que tem algumas falhas, por exemplo quando você tem uma febre ele acha que você ovulou e às vezes erra a data da ovulação (erro que confirmei por exames de imagem), o que me lembra o método da tabelinha. Então eu uso como referência para conhecer meus ciclos, mas jamais usaria esse método para evitar uma gravidez.