Ferida no mamilo que não fecha
24/fev/2023 | |
Atenção atenção: descobri o que era a ferida no mamilo que nunca sarava. Chego a me sentir ridícula, mas escrevo porque sei que posso ajudar outras mães. A história começou em abril do ano passado. Pelos meus textos (sorte que tenho cada um deles!), parecia uma ferida inofensiva causada pelos arranhões, mordidas e puxões do bebê, que já tinha um ano e meio e gostava de mamar se remexendo.
Com os dias, a ferida passava por várias fases. Ia piorando gradativamente, depois melhorando, e levava um tempão pra fechar. Mal fechava, já abria outra no mesmo lugar, que seguia o mesmo destino lento e arrastado até fechar. E abrir outra de novo. E assim foi, uma atrás da outra, abrindo, fechado e doendo MUITO por quase um ano.
Nesse tempo fui atrás de todo tipo de socorro. As consultoras de amamentação juravam que era candidíase, mas mesmo após 6 sessões de laser e PDT a ferida continuava lá. Até a psicóloga e a psiquiatra entraram em cena, porque sou autista e a dor me causava crises. Sentia uma dor dilacerante e chorava de dor. Logo eu, que nem com a adaptação escolar do meu bebê chorei (mas que fiz uns 4 ou 5 textos me lamentando, fiz sim, inclusive hoje mesmo).
Em uma das passagens pela consultora de amamentação ela comentou que eu estava sempre com dutos entupidos, pegou uma agulha e furou. Esse também era o procedimento que eu fazia em casa, sempre que tinha duto entupido. Como tenho hiperlactação, tenho direto. Inclusive estou com um nesse exato momento. Além da dor no duto entupido, a mama fica cheia, dura, latejando de dor. Não tem como dormir de dor. Lá vou eu com uma agulha.
E foi assim que eu me machuquei sozinha mês após mês com a tal da agulha sem perceber, por causa dos dutos entupidos, por causa da hiperlactação. Na hora que você fura, só sente o alívio da dor diminuindo e nem percebe que aquilo pode virar uma ferida. Assim que eu descobrir uma forma de me livrar dos tais dutos entupidos eu volto pra contar! Alguém tem alguma dica? Além, claro, de: NÃO FURE EM CASA COM UMA AGULHA.