Gravidez dia a dia: melhor livro para ler na gravidez
Logo que engravidei comprei o famoso livro O que esperar quando você está esperando. A verdade é que eu não sabia que livro comprar e esse é o mais famoso de todos. Nos primeiros meses fui muito feliz com ele e não entendia por que tantas resenhas reclamando dele. Acontece que não tem fotos e os textos são mensais, então você lê o texto daquele mês e precisa esperar um mês inteiro até o próximo. Foi assim que resolvi procurar um livro que fosse mais presente no meu dia a dia e cheguei no melhor livro para ler durante a gravidez!
Gravidez dia a dia, diferente de O que esperar quando você está esperando, é escrito por uma britânica. E diferente do primo famoso dos EUA, ele traz muitas fotos e dicas para ler todos os dias, e não apenas uma vez por mês. São textos diários curtos mas muito informativos e de variados assuntos, uma leitura bem agradável, apaixonante mesmo. E na minha opinião é mais moderno que o outro também. Os assuntos passeiam por todos cantinhos da gravidez, praticamente sem esquecer de nada. Tem até dicas sobre como se vestir e se sentir melhor com todas as alterações no seu corpo, como lidar com palpites, lista de nomes mais comuns no Brasil recentemente etc. Praticamente uma enciclopédia, super completo.
O livro chega em diversos temas incluindo os mais inesperados e é tão amplo que parece até uma conversa de grupo de grávidas, mas claro, com embasamento, afinal a autora é médica obstetra. Mesmo assim, Gravidez dia a dia inclui várias dicas de mães e até dicas para os pais. Estou falando, esse livro é gostoso como um abraço, hehe. Comprei ele só quando já estava no segundo trimestre e não me arrependo! Aliás, só me arrependo de não ter comprado antes. Esse com certeza é um presente mais que especial para uma amiga grávida.
Também acho bonito que junto das informações diárias ele traz muitas fotos, grandes e coloridas, maioria de ultrassons, e com isso parece trazer o bebê mais pertinho da realidade. Olha só, hoje o bebê está aprendendo a fazer caretas e tem até fotos para ajudar a imaginar a cena! Gosto que ele inclui alguns textos extras entre os textos diários, ou seja, você não precisa lembrar de ir lá nos capítulos finais ler sobre como é o ultrassom de 20 semanas ou dicas de exercícios, vai aparecer naturalmente durante a leitura como um extra de uma ou duas páginas.
Sobre ele ser britânico, sou suspeita, porque muito me interessa. Adoro ler as diretrizes do NHS (SUS britânico) e relatos de mães e grávidas do Reino Unido e também me interesso por temas muito fortes por lá relacionados ao parto humanizado. No momento estou lendo os livros britânicos Parto ativo e Hypnobirthing. O Reino Unido é referência no assunto (e olha, faz décadas!) e por isso os três livros conversam bem entre si. Importante mencionar que Gravidez dia a dia foi adaptado para a realidade brasileira, por exemplo quando fala sobre o SUS, licença maternidade e demais variáveis regionais.
Além dos textos para ler todos os dias, também tem capítulos extra separados sobre parto, fases do parto, pós parto, alimentação, exames, formas de analgesia, gêmeos, primeiros dias do bebê, prematuros, indução etc. Isso faz com que o livro seja super completo. E como já citei antes, recheado de fotos grandes e coloridas, além de muita informação.
Aqui em casa temos uma rotina diária que é ler esse livro juntos antes de dormir e depois passar o óleo na barriga. E não tem desculpa: a leitura não leva nem cinco minutos. O bom é que de quebra o bebê já vai acostumando com a voz do pai. É o momento mais especial do dia e brincamos que o livro virou nosso oráculo, onde vemos a minha sorte do dia. Hoje mesmo, por exemplo, a dica do dia era o pai fazer uma massagem nas costas da mãe: me dei bem, claro. Até como oráculo ele é ótimo!
Ficha técnica
Livro: A gravidez dia a dia
Autora: Maggie Blott
Capa dura, 498 páginas
Dimensões do produto: 26.2 x 21.6 x 3.2 cm (é enorme!)
Editora: Senac São Paulo; 2ª Edição (27 janeiro 2011)
Dica: compre usado, afinal é enorme e pode ser muito caro.