Lendo para o bebê
31/ago/2022 | |
Muitas pessoas me perguntam quando comecei a ler para o bebê. Queria poder dizer que comecei quando ele estava na barriga! A verdade é que nas primeiras fotos que temos lendo para ele, ele já tinha 1 mês de vida. Foi quando usamos um colchonete para montar o cantinho da leitura no seu quarto junto das estantes de livro. Nessas fotos do post ele tinha 4 meses.
Então como deu pra perceber, lemos pra ele praticamente desde que ele nasceu. Temos fotos dele desde sempre com livros. Compramos seus primeiros livros ainda no começo da gravidez. Antes mesmo dele nascer já tínhamos uma biblioteca enorme com mais de mil livros, então a vinda do bebê nos deixou muito animados pesquisando sobre livros infantis ou sobre crianças. Então ele já tinha uma pequena biblioteca, ainda na barriga!
Os primeiros livros que lemos para ele foram esses de sua própria biblioteca. Ele ficava um pouco quietinho olhando, ouvindo, passando a mão no livro e tentando folhear. Logo em seguida ficava bem agitado e encerrávamos ali a leitura. Sempre foi coisa rápida, só para ele ir se acostumando com os livros e com o hábito de lermos para ele, e deu bem certo. Continuamos lendo e deixando ele interagir, e percebemos que com o tempo o tempo de atenção dele foi aumentando. Logo ele já estava ouvindo frases inteiras, e depois páginas, e depois livros inteiros.
Até o dia em que, com 18 meses, pediu para eu ler um livro e chorou porque no primeiro momento eu disse que não, que era hora do banho. Isso mostra que ele realmente pegou gosto pela leitura. Além disso, já faz uns meses que ele pede várias vezes por dia para lermos para ele. E olha, é um livro atrás do outro, todo dia. Já virou hábito mesmo.
Também acho impressionante como ele aprende com os livros. Ele pede comida através de imagens em livros. Ele sabe o nome e o som de animais da mesma forma. Ele até já deu nome para os livros favoritos: o livro da ba (ovelha), o livro do rati (ratinho), o livro do gati (gato) etc, então já sabe pedir para ler algum livro específico. Criamos ele cercado de livros desde a barriga e deu certo!