Livro Bela Maternidade, de Bela Gil
13/out/2020 | | #resenha
Como migrei do Twitter para o instagram em Novembro de 2019, acabei esbarrando com a Bela Gil por lá e finalmente conhecendo ela melhor. Acabou que obviamente continuo não concordando com tudo (e ainda prefiro a Rita Lobo quando o assunto é alimentação), mas também comecei a gostar de parte do conteúdo dela. Vale lembrar que ela posta conteúdo bem variado, não apenas sobre comida, e não é vegetariana.
Esse livro apareceu pra mim por acaso na Amazon e lendo as resenhas (todas ótimas) resolvi colocar na minha lista de desejos para comprar depois. Entrei lá esses dias e estava apenas 8 reais com frete grátis então comprei. Decidi começar as leituras de outubro com ele, porque é o mais levinho e variado. E não é que já no sumário gostei muito do que vi? Ali estão temas bem diversos e também entrevistas com profissionais, alguns grandes nomes do mundo da maternidade. Tem psicólogo (único homem no livro), obstetra, pediatra, nutricionista… Eu pessoalmente sou muito fã da obstetra Melania Amorim!
O livro passeia por diversos temas relacionados à maternidade de forma bem íntima. É exatamente o que eu estava precisando durante minha gravidez. Estou trancada em casa desde 16 de março e não conheci ainda outra grávida, mesmo já estando no nono mês. Minha psicóloga perinatal fala sobre a importância de fazer parte de grupos de grávidas para trocar informações, angústias etc mas até hoje não consegui fazer isso online.
Acabou que o livro aliviou um pouco dessa minha sensação de solidão, porque Bela Gil conta sua trajetória na maternidade como mãe (e não pesquisadora, médica, psicóloga etc como nos livros mais famosos), dando detalhes bem íntimos, realistas e pessoais. Me senti ouvindo ela contar sua história como mãe numa conversa informal num café! O livro me deu o abraço que eu estava precisando.
Começando pelo planejamento da gravidez, o livro também aborda vários aspectos da gravidez em si, do parto, pós parto, introdução alimentar e até assuntos menores como fraldas, banho, visitas etc. Preciso destacar que ele também traz aspectos mais modernos da maternidade que estão na boca de algumas mães atualmente: cama/ quarto compartilhado, BLW (método de introdução alimentar em que você permite que a criança explore sozinha os alimentos, com os devidos cuidados, pelo amor de Deus), fraldas de pano, banho de chuveiro, higiene natural (colocar o bebê na privada /penico desde bebezinho quando perceber sinais), uso de bomba de leite, parto humanizado, doulas e enfermeiras obstétricas, parto domiciliar, parto natural, procedimentos humanizados com o recém nascido etc.
Enfim, todos assuntos que eu já estava “estudando” mesmo desde o começo da gravidez, mas nunca tinha pensado em procurar um livro sobre nenhum deles. E olha só, esse aborda rapidamente todos! Achei ótimo para quem quer ter um primeiro contato ou ouvir um relato sincero sobre cada um eles!
Para fechar queria dizer que amei que ela não é rígida com absolutamente nenhum assunto, bem como a maternidade deve ser. Se você tem muitas expectativas, a chance de se frustrar (com o bebê e consigo mesma) é gigante. Sem falar que devemos lembrar que bebês também são pessoas e podem estar sem fome num determinado horário, não gostar de tomate, odiar banheiras etc assim como os adultos!
Bela trata de todos assuntos de forma leve e sem rodeios. A papinha muito pastosa pode até não ser a melhor opção e vai contra a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, mas nada impede que aquela papinha congelada tire você de apuros em alguns momentos ou mesmo seja a melhor forma de começar a introdução alimentar. Ou seja, é bom estar aberta a todo tipo de adaptações, mesmo que não sejam o “comprovadamente ideal” ou seja diferente do que já deu certo pra sua vizinha que tem 5 filhos.
Já sobre a receita de vitamina de placenta com banana e pasta de amendoim eu deixo para vocês provarem e me contarem depois o que acharam. Essa eu pulo!