Publicidade

Maternidade às avessas


26/nov/2023 | Anielle Casagrande |

No dia em que meu bebê nasceu, as coisas já foram diferentes do padrão. Eu estava incomodada com o cateter e passei as 48h na maternidade sem mexer o braço. Ele vinha mamar quando eu estava deitada. Meu marido está em todas as fotos dando banho, trocando fralda, pondo roupa, ninando, dando colo. 

Em seus primeiros meses, percebi que meu marido tinha muito mais facilidade com ele, então me dediquei “só” a limpar casa, fazer comida e amamentar. Meu marido cuidava dele de dia e de madrugada, dava banho, fazia dormir etc. Enquanto eu sempre dormi muito bem, obrigada, ele está 3 anos sem dormir e parecendo um panda descabelado. Até coque ele começou a usar. Foi assim que ele virou o primeiro homem que nossa psicóloga perinatal viu puérpero em toda sua carreira.

Quando Nico fez um ano tudo se explicou com meu diagnóstico de autismo grau dois. Eu realmente tenho dificuldade com interação. Nesse ponto meu marido já estava quase louco cuidando do bebê e tendo que trabalhar, dormindo 4h por dia, enquanto eu tentava me ajustar à nova rotina, diagnóstico, tratamento e medicamentos. Não demorou muito pra ele virar também o primeiro homem que nossa psicóloga viu em burnout paterno. 

Em vários momentos dessa maternidade às avessas deu pra rir. Por exemplo, em todas as vezes em que eu arrumei a mala do bebê faltando roupa, água, fralda, repelente e meu marido ficou doido comigo porque ele jamais esqueceria nada disso. Você deve saber que geralmente quem faz isso e leva bronca da parceira são os pais, e não as mães. Ou quando meu marido veio confessar que sente uma culpa absurda por tudo que acontece com nosso filho, exatamente como a maioria das mães. Aparentemente ele também é o primeiro homem com culpa paterna. Risos.

Outra coisa que deixa meu marido louco são os palpites. Ele parece até uma mãe reclamando de gente que tenta se meter na nossa forma de criar, igual uma leoa protegendo o filhote. É claro que não tem como termos certeza absoluta de que estamos sempre fazendo o melhor para ele, mas que Ivan está sempre tentando, desde aquele primeiro dia na maternidade, disso eu tenho certeza. 


Publicidade
^