Menino vestido de menina
19/jun/2022 | |
Quando decidimos criar o Nico livre (na medida do possível) das amarras machistas e conservadoras, uma das coisas que decidimos é que não iríamos nos guiar por gênero na escolha de roupas e brinquedos. Ainda lembro quando comprei sua primeira roupa feminina. Era um body rosa com um laço na frente. Esse na foto.
Também lembro a primeira vez que ele usou, com 9 meses de vida, e dos primeiros comentários que ouvimos no parquinho. Se está de rosa não pode ser menino, disse uma menina de uns 6 anos, cheia de certeza e me explicando que era impossível o meu filho ser menino usando rosa. Cena que se repete semanalmente até hoje.
Depois disso comecei a comprar muito mais roupas femininas. Hoje com 19 meses a maior parte das suas roupas são da sessão feminina. A maioria das calças, bodies, macacões, pijamas, tênis, meias, blusas e casacos. Simplesmente comecei a comprar o que achava mais bonito, barato e quentinho e me deparei com mais roupas femininas na sacola que masculinas. Que além de tudo são geralmente muito mais fofas e cheias de bichinho.
Não é estranho como todo mundo faz algum comentário sobre menino com roupas femininas? Como se fosse um grande ultraje e uma coisa horrível um homem usar algo feminino. Como se fosse inaceitável um menino parecer uma menina. Me pergunto se um dia ele quiser usar um vestido de princesa, o que vai acontecer. A gente sabe que não muda nada. Mas todo mundo vai achar horrível um menino que parece uma menina. Ensino ele diariamente que rosa é só uma cor e que ser confundido com menina não tem nada demais. Não tem nada de vergonhoso e humilhante em ser mulher, inclusive.
Por que tudo que remete ao universo feminino é tão repulsivo? Um menino de camiseta rosa parece mexer com os sentimentos mais machistas nas pessoas e gerar os mais curiosos comentários. E adivinha: até hoje a maioria dos comentários vieram de crianças pequenas. Crianças que foram ensinadas assim, repetem que menino não pode usar roupas de menina. Nicolas deixa todo mundo confuso e se perguntando qual o grande mal que tem nisso. E se é assim, declaro que continuaremos usando rosa e lacinho por aqui.