Não fica mais fácil
07/mar/2023 | |
Lembro quando meu filho nasceu e eu passei momentos muito complicados, afinal ter um bebê em casa pela primeira vez, mesmo se tivesse sido sem pandemia, é sempre intenso. Bebês trazem com eles grandes alegrias e também grandes desafios!
No auge do meu desespero, quando ele tinha uns dois meses, perguntei para algumas profissionais de saúde infantil quando é que ficaria mais fácil… e todas foram enfáticas ao me explicar que não ficaria mais fácil! Inclusive, em alguns aspectos, o recém nascido é muito mais simples de cuidar que uma criança maior, que já tem gostos e preferências, já fala o que pensa e já vai pra escola. A grosso modo basta conferir a fralda, dar leite, um banho por dia e muito colo e está tudo bem com o recém nascido.
Começa aí a verdadeira jornada de ser pai e mãe: costumo dizer que parece um jogo em que as fases vão ficando mais complexas e difíceis, mas também mais legais e mais interessantes. Eles deixam de ser uma “boneca” que passa o dia deitada e viram uma criança que já conversa, joga, brinca, corre. Mas mais fácil não fica nunca.
Se antes era só segurar no colo, espere até começar a andar e você precisar passar o dia todo correndo atrás. Logo eles aprendem a dizer não e tentar colocar roupa e sapato vira o caos. Tente dar um passeio no shopping na fase que eles gostam de correr, choram por qualquer coisa e se atiram no chão. Depois vão para a escola e surgem problemas que você nem imaginava, como morder ou bater nos coleguinhas. E a primeira briga? E quando não querem fazer a lição? E quando matam aula? E quando vão mal em matemática? Socorro!
A conclusão que cheguei é que realmente só vai ficando mais difícil, mas também mais legal. Poder brincar com o bebê de massinha é muito mais legal que cuidar de recém nascido, e tenho certeza que no futuro levar ele ao cinema vai ser mais legal ainda. Mas confesso que já estou me preparando pro tamanho dos próximos desafios que vêm no pacote!
Agosto/2022