Neném não qué!
21/mar/2023 | |
Desde que deu um super avanço no desenvolvimento da linguagem, Nico aprendeu a formar pequenas frases. A gente morre de emoção a cada frase e palavra nova. O problema é que ele aprendeu a falar “neném não qué” para absolutamente tudo, e passa o dia repetindo. Fofo, sim, e engraçado também.
Nico, quer ler esse livro do peixe? Livro peixe neném não qué. Nico, quer ir pro quarto dormir? Dormir quarto neném não qué. Nico, vamos por meia nesse pé? Meia pé neném não qué. Nico, hora de subir pra tomar banho. Subir banho neném não qué. Nico, vem mamar na cadeira. Mamá cadeira neném não qué!
Além do nítido desenvolvimento da linguagem, também achamos lindo que ele está aprendendo a se impor no mundo. Claro que cansa, porque ele está dizendo “não qué” pra tudo. Mas ao mesmo tempo está se expressando e falando o que pensa. A gente negocia, explica, e no fim ele acaba aceitando dormir ou tomar banho. A gente entende que ele não quer, mas explica que algumas coisa ele realmente precisa fazer.
Pra explicar para crianças pequenas que ficar dizendo não pra tudo pode ser um problema, indico o livro Não! De Tracey Corderoy. É um jeito lúdico e fofo de mostrar que nem sempre o “não” é a melhor resposta.