Publicidade

No ritmo do maternar


19/jun/2022 | Anielle Casagrande |

Estava organizando tudo pro banho do bebê hoje quando percebi como já consigo fazer isso rápido, no escuro, e se duvidar até de olhos fechados, risos. E foi quando lembrei de como era difícil 19 meses atrás nos primeiros dias. Claro que eu tive o curso de banho na maternidade, mas dar o banho nunca é só dar o banho, como devem saber. Tem toda uma preparação.

Preciso organizar tudo muito bem antes do banho pra não perceber que acabou o shampoo quando pego o frasco, ou pior, pra não ver que faltou a roupa limpa e a fralda seca no final, ou descobrir na hora de secar o bebê que a toalha não secou direito de ontem pra hoje. Sim, tem muitas etapas para preparar o banho do bebê e nem sempre foi simples como é hoje. E veja bem, isso é só uma das minhas tarefas como mãe.

Quando meu filho nasceu e me vi de repente responsável por um ser humaninho a ficha caiu de formas muito assustadoras. Ele era recém nascido e teoricamente muito frágil (mesmo sendo enorme e muito gordo, um monstrinho) e eu precisava desde os primeiros dias ser muito boa na minha nova função como mãe. Tudo precisava estar muito bem feito para garantir que ele estivesse bem cuidado.

Primeiro foram os banhos, as trocas de fralda, as sonecas e a amamentação. Fui fazendo tudo como conseguia e da melhor forma possível. Ele crescia e engordava bem, então concluí que estava fazendo um ótimo trabalho. Depois veio a introdução alimentar, depois ele engatinhou, depois andou (e caiu).. E a minha lista de atividades só foi aumentando. Sempre atenta, preocupada e responsável.

Falei tudo isso pra dizer pra você que está se adaptando à amamentação, às sonecas, à introdução alimentar, aos primeiros banhos em que percebe só no final que esqueceu das meias… Que tudo isso vai entrando no ritmo e logo logo você estará fazendo tudo como eu hoje: de forma tranquila, despreocupada e quase automática! 

É como se fosse uma dança muito frenética e tudo fosse aos poucos entrando num ritmo tranquilo. Às vezes ainda falta a meia no fim do banho, mas pelo menos hoje eu consigo rir e ir correndo pegar no armário do bebê, que por sinal está bem mais organizado que nos primeiros dias após a chegada da maternidade. Aleluia!


Publicidade
^