Publicidade

O bebê mais lindo do mundo


30/jan/2023 | Anielle Casagrande |

Estava olhando meu bebê brincando num parquinho domingo e tive certeza que ele era o mais lindo de todos. Tinha todo tipo de criança. Tinha loira, morena, careca, cabeluda. Menino, menina. Tinha também deficiente, torrada do sol, ruiva, suja de barro… enfim. Muitas crianças mas eu tinha certeza que a minha era a mais linda de todas. E sabe o mais louco? Que com certeza a mãe de todas as outras crianças tinha a mesma certeza: seus filhos eram para elas os mais lindos do mundo. 

Passamos a manhã de hoje numa psiquiatra infantil que categorizou nosso bebê como autista. Ele ainda não tem o diagnóstico definitivo porque ainda é muito bebê, mas por enquanto, está nessa categoria. Me incomoda que ela não viu o bebê maravilhoso que ele é. Faz parte do trabalho dela investigar que Nicolas não olha nos olhos, não olha quando é chamado, não interage muito, tem uma fala atrasada para a idade e tem seletividade alimentar muito grave. Quantas mães naquele parquinho no domingo precisaram mostrar a intimidade de suas famílias e seus filhos (mais lindos do mundo) para uma estranha analisar se tinha algo errado com eles?

Minha vontade era dizer: você não vê como ele brinca do jeitinho dele? Como ele enfileira os animais e diz a cor de cada um do jeitinho dele? Te é verde, om é marrom, arru é amarelo. Você não vê como ele se comunica bem apesar de falar tão pouco? E como ele é carinhoso mesmo não olhando nos olhos? Às vezes quando ele me vê, vem correndo, abraça minhas pernas e fala: achou! Tudo do jeitinho dele. Pode ser um grande sinal de alerta para uma psiquiatra infantil, mas pra mim é o jeitinho mais lindo do mundo.

A médica foi ótima e de uma sensibilidade incrível e mesmo assim me senti o tempo todo culpada sendo que nem é minha tarefa fazer ele olhar nos olhos ou comer de tudo. A culpa me bateu forte porque autismo é genético, e como sabem eu mesma sou autista. Como já disse, ela foi ótima e muito sensível, mas mesmo assim me senti expondo meu bebê para uma estranha analisar quão esquisito ele era. Para mim ele pode ser autista, mudo, manco, verde, tanto faz. Ele sempre será o bebê mais lindo, carinhoso e perfeito do mundo. 


Publicidade
^