O caso da água muito quente
15/set/2023 | |
Nico está acostumado a tomar banho todos os dias desde que nasceu. Mesmo assim, recentemente ele começou a dar desculpas para não tomar banho: “a água está muito quente”, ele dizia. A gente enfiava a mão na água e sentia que não estava muito quente coisa nenhuma, e ficava insistindo para ele entrar. Quando entrava, começava a choradeira. A primeira coisa que concluímos é que ele estava mesmo tentando fugir do banho, e ficamos negociando com ele. Até percebermos que com a água mais morna ele aceitava entrar e ficava bem confortável. Era realmente quente demais para sua pele fina e sensível.
Isso me lembra outra situação, meses atrás, quando ele não queria entrar no banho porque dizia que fazia aiai. Ele ainda não sabia falar quase nada, então a gente ficava pensando, de novo, que ele queria fugir do banho naqueles dias, que preferia brincar na sala, ou mamar, ou dormir sem banho, sabe Deus. Foi quando percebemos que ele estava com um corte na sola do pé, que devia doer muito em contato com a água quente. O único jeito que ele tinha de dizer que sentia dor quando a água encostava no seu pé era esse: aiai.
Se fosse um adulto falando que a água está muito quente para ele, você pensaria que é manha, desculpa esfarrapada? Impressionante: quando é com crianças pequenas a gente geralmente parte do princípio que estão sendo dramáticos, já percebeu? Tudo que não dói no adulto, é “manha”. Confesso que a cada nova percepção que tenho sobre isso me deixa com ainda mais empatia pela sinceridade dos bebês. É como diz o Dr Carlos Gonzalez já no começo de Besame mucho: crianças não são más e não estão tentando te manipular. Isso não faria nem sentido.
Tenho me esforçado muito para entender o comportamento do meu filho. Se é sono, calor, fome, cansaço. Essas são sensações que ele ainda está aprendendo a identificar e nos contar. Cada vez que ele consegue dizer que tem sono ou fome, eu faço uma verdadeira festa: fico realmente feliz e ajudo ele a falar sobre isso. Conforme ele vai aprendendo a explicar cada vez melhor, vai ficando mais fácil para entender e lidar com suas dificuldades.