O fim das sonecas
27/jul/2023 | |
Andei lendo muito sobre sonecas de bebês e crianças pequenas. Achei que estava preparada e bem informada. Que nada! Lá veio a vida e a maternidade juntas e me deram uma surra. Eu sabia que a maioria das crianças com 3 anos pára de fazer soneca. Mas na prática as coisas estão de ponta cabeça na minha casa. Não tem matemática e lógica que resolvam. Parece ciência de foguetes!
Na escola, ele gosta de fazer a soneca tarde, porque quer dormir junto com os amigos, e isso é geralmente lá por 16h. O problema é que com isso ele acorda lá por 17h ou 17h30 e fica bem acordado e brincando sem parar até meia noite. Se não faz a soneca, fica irritado, choroso, coçando os olhos, e pedindo para dormir. “Estou cansado”, ele diz. Não tem como negar a soneca para um bebê nesse estado, certo?
Nos dias que não faz soneca é maravilhoso: ele chega em casa, a gente brinca por 2 ou 3 horas e ele dorme lá por 20:30, rapidamente e sem esforço. Já quando faz a soneca, ele fica até meia noite correndo e pulando (e haja energia para entretermos ele por essas longas 7h, que é quase um emprego de 8h, mas sem pausa pro café). A gente fica morto de cansado e até irritado. Sem falar que ele leva duas horas para dormir, entre um livro e outro na penumbra do quarto. É desgastante. Meu marido que gosta de trabalhar à noite acaba perdendo horas de trabalho.
Mas se deixar ele sem soneca deixa ele cansado, choroso e irritado, e dormir mais cedo não é uma opção (já tentamos muito!), o que fazer? Sinceramente, estamos esperando ele dar algum sinal sozinho de que não precisa mais da soneca. Espero que isso venha logo com a idade, porque olha… estamos exaustos.